UFS - CAMPUS DE LAGARTO - EXEMPLO DE PORTFÓLIO
PORTFÓLIO
REFLEXIVO DE APRENDIZAGEM
Tutor: Ernande Valentin
Turma: GT- 26
Subunidade: 1
Título do Problema: Falta de qualidade do ensino
O método PBL/ABP foi abordado e todas
as suas práticas tanto nos cursos da saúde, como nas demais áreas de ensino,
sua influência na sociedade, além do papel do aluno, do tutor e da universidade
para o bom funcionamento do método. A estrutura oferecida pelo Campus de
Lagarto também foi estudada e os métodos de ensino tradicional e PBL foram
comparados, bem como os profissionais formados através de cada um desses. Através
dos debates, foi possível conhecer o funcionamento do ABP que funciona baseado
nas sessões de Tutorial, Habilidades, PEC e Laboratório.
A metodologia do PBL enfatiza o estudo
auto – dirigido, centrado no aluno. Os tópicos a serem aprendidos são
identificados a partir da apresentação de um problema real ou simulado a um
grupo de alunos. Para solucionar este problema é necessário recorrer aos
conhecimentos prévios, adquirir novos conhecimentos e integrá-los. Essa
integração, aliada à aplicação prática imediata, facilita a retenção do
conhecimento, que pode ser mais facilmente resgatado, quando o estudante
estiver diante de novos problemas. O maior objetivo do Ensino Baseado em
Problemas é a formação do profissional mais humanizado, com consciência social
e profissional; , o profissional formado possui maior adaptabilidade as
mudanças, habilidade de resolver problemas em situações não – rotineiras,
pensamento crítico e criativo.
Nas , os problemas abordados são
debatidos e solucionados com a condução do coordenador e do secretário e o
auxílio do tutor, este, diferente do professor do método tradicional, apenas
estimula a discussão e faz pequenas interferências, sem alterar o andamento da
sessão. No laboratório é estudada a parte prática dos assuntos, no caso das
áreas de saúde, assuntos como citologia, histologia e anatomia, com o auxílio
dos tutores, monitores e técnicos. Na PEC (Práticas de Ensino na Comunidade),
todos os temas do tutorial, bem como as questões relacionadas ao SUS são vistas
na prática através da vivência na comunidade e nas Unidades Básicas de Saúde.
Em Habilidades, os alunos aprendem a fazer pesquisas científicas, artigos,
manuseio de equipamentos e uso de EPIs e EPCs dentre várias outras habilidades necessárias
a cada profissional da área da saúde.
O campus de Lagarto da Universidade
Federal de Sergipe estrutura relativamente boa para a prática do PBL, porém os
recursos ainda são escassos e em fase de
adaptação, pois a universidade ainda funciona num prédio provisório.
As hipóteses que foram levantadas foram confirmadas, porém com adição de
informações, por exemplo, na questão do perfil do profissional formado através
do PBL, a hipótese levantada foi que este seria mais humanizado, mas através
das pesquisas, foi descoberto que o profissional além de mais humanizado,
possui vários outros atributos de diferenciados, como facilidade em trabalhos
em equipe, motivação ao auto – aprendizado e organização.
O grupo se saiu bem, no entanto o
nervosismo atrapalhou um pouco no desempenho, mas para um momento inicial, a
sessão tutorial correu bem.
Reflexão: O ensino
e o aprendizado em grupo ensinam antes de tudo, a respeitar o próximo.
EXEMPLO 2
PORTFÓLIO REFLEXIVO DE
APRENDIZAGEM
Aluno: Tassia Nayana Andrade Matos
Tutor: Ernande Valentin do Prado
Turma: GT 26
Subunidade: 1
Título do Problema: Saúde na UFS
Conteúdo Abordado: O método PBL
a)
Sim. O assunto não permitia grandes extensões,
ainda assim o aprofundamento em algumas partes foi inevitável devido ao estudo
autodirigido.
b)
Aprendi a lhe dar com o novo método, suas
fraquezas, vantagens, particularidades importantíssimas para evitar o erro.
c)
O assunto não tem uma extensão favorável à
pesquisa. É preciso melhorar a compreensão do problema e a identificação das
perguntas necessárias.
d)
Um método com princípios, sendo implantado aos
poucos, tendo como uma de suas bases principais o compromisso com a qualidade
de vida e a humanização profissional valorizando assim o trabalho com a
prevenção e a promoção a saúde. Utilizando para a aprendizagem um material
didático que permita a interatividade explorando o raciocínio, senso crítico,
capacidade de criatividade do aluno e o trabalho em equipe.
1- Como funciona o método?
*Baseado em problematização de situações na qual os alunos
devem sugerir soluções (hipóteses) a partir de um conhecimento prévio, estudar
e praticar o caso em questão. A elaboração do problema é crucial para o bom
aproveitamento e dá o estímulo ao pensamento crítico, pois é estimulado a
construir ativamente sua aprendizagem, articulando seus conhecimentos prévios
com os outros estudantes do grupo.
*Fornece ao estudante condições de desenvolver habilidades
técnicas, cognitivas e atitudinais aplicáveis tanto para o cuidado dos
pacientes quanto para aprender a estudar com maior fixação do assunto devido a
pequena quantidade de alunos em sala e grande quantidade de práticas que ajudam
o aluno a formar o sua própria teoria.
2- Qual o perfil do profissional formado no método PBL?
*Aptos a soluções imediatas dos problemas, compromissados
com a qualidade de vida da população, com um traço de humanização.
*Perfil do profissional: Raciocínio, senso crítico e
trabalho em equipe.
*COSTA, Eduardo (2010) Estimula a busca, a adaptação de
fazer pesquisas para não sermos eternos consumidores de conhecimento
estrangeiro e adaptações precárias de soluções criadas para realidades
distintas da nossa.
3- O que é GT, DH, Laboratórios, Palestras e PEC? E como
funciona cada um em específico?
GT – Grupo Tutorial, onde grupo de mais ou menos 10 alunos
debatem supostos problemas citados pelo tutor.
DH- Diretrizes Habilidades- Aula prática de como os alunos
devem-se portar na presença dos pacientes e/ou assistidos, aprendendo também
como portar-se em meio acadêmico. Ex.: Como atender um paciente de forma
correta, Comunicacional, Biossegurança, métodos de pesquisas.
Laboratório- Aula prática e visual na maioria das vezes
estudados no tutorial afim de ampliar a visão do aluno sobre o assunto
ministrado.
PEC –Práticas de Ensino na Comunidade, onde o aluno verá a
realidade no seu campo de atuação, mostra o meio social em que a população da
comunidade vive. Trabalha principalmente com a saúde preventiva pois assim
evitariam muitas doenças.
Palestras- Informacionais, a fim de atualizar o aluno em
seus conhecimentos através de um atuante (palestrante). É a parte mais
aproximada do método normal, pois há um profissional cedendo informações aos
alunos, que fazem anotações para posteriores aulas.
4- Qual a estrutura que o campus de Lagarto oferece?
Salas para tutoriais com capacidade para 12 alunos, contendo
data shows, mesa “redonda” para a discussão do problema, quadro interativo. O
ambiente e a quantidade de alunos por sala é um elemento favorável à
aprendizagem e o tipo da mesa tira a ideia de aula “propriamente dita”
desviando a atenção do professor como elemento principal e focando no aluno, um
dos objetivos do método. Dispõe de laboratórios de informática, microbiologia e
anatomofuncional com equipamentos, peças anatômicas que facilitam o entendimento
do aluno.
5- Qual a diferença entre a estrutura de um campus do ensino
tradicional e a do PBL?
Quantidade reduzida de alunos por sala (implicando em mais
acesso ao tutor), Laboratórios diferenciados com partes separadas para maior
visualização na hora do estudo. No lugar do corpo humano conservado em formol,
boneco que simula sinais vitais. Materiais didáticos que exploram o raciocínio
e a criatividade do aluno devido a possibilidade de simular aspectos da
realidade.
PESQUISA SOBRE O MÉTODO – Revista Brasileira de Educação
Médica
Entre 10 estudos analisados, um americano e um canadense
avaliaram a transição de currículo tradicional para um ABP. Sendo que o
canadense diferia do americano por ser um currículo orientado à comunidade.
Os resultados do curso
ABP são mais positivos que o tradicional dos 10 quesitos só 2 foram piores
mesmo assim, em poucas competências e habilidades.
Os ABP’s visam mais competência relacionadas à prevenção de
doenças, promoção da saúde e à
compreensão da articulação entre a atenção primária e hospital.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Vantagens – O professor conhece em profundidade o assunto
que ministram identificando facilmente os níveis de conhecimento prévio. As
vantagens são relacionadas ao favorecimento da aquisição de conhecimento,
desenvolvimento de habilidades, capacidade e atitudes profissionais positivas
por parte dos estudantes, independente da área de conhecimento.
Desvantagem- O temor da mudança, muitos pedagogos sabem da
importância do PBL porém hesitam em implementos devido a falta de experiência e
limitações como perda de profundidade no conhecimento e possibilidade de uma
menor e mais desestimulante formação em cadeiras básicas.
BIBLIOGRAFIA
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contabilidade: Aplicação do método PBL nas disciplinas de contabilidade em uma
Instituição de ensino superior particular. Disponível em: <http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos62006/448.pdf>
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Disponível em:<http://www.webartigos.com/artigos/proposta-de-mudanca-do-atitudinal-pedagogico-para-os-dois-primeiros-semestres-do-curso-de-odontologia-no-brasil/35423/>
Acesso em: 05 mar. 2012
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GORDAN, P.
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REZENDE, Flávia. As novas tecnologias na prática pedagógica
sob a perspectiva construtivista. Pesquisa em educação em ciência. Rio de
Janeiro, v.02, n.1, mar. 2002 Disponível em: <http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewFile/13/45>
Acessado em: 06 mar. 2012
SOARES, M. A.; ARAÚJO, A. M. P. de. Aplicação do método
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no curso de ciências contábeis: Um estudo empírico. Disponível em: <http://www.anpcont.com.br/site/docs/congressoII/03/EPC045.pdf>
Acessado em: 06 mar. 2012
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