ÁLCOOL E FESTA JUNINA

Não sei se é lei ou determinação da Secretaria de Educação do Estado ou se foi decisão dos próprios professores não vender bebida alcoólica dentro das escolas.Seja como for é uma sabia decisão: a missão de professores não é vender bebida e sim anisar, mostrar o cominho das pedras para os alunos. E os alunos confiam nos professores. Se confiam e vêem os professores vendendo bebidas, mesmo que nas festas, vão comprar e querer ingerir.
Para grande parte da população isso não vai gerar graves consequências, mas algumas crianças vão se viciar em álcool, e o álcool é um vicio terrrível que tem destruído muitas família em toda parte. Bebidas alcoólicas faz mais mau que maconha e cocaína, no entanto é tolerado e inclusive vendido indiscriminadamente em toda parte e até ano passado dentro das escola.Festa Junina é uma tradição e é bom que continue sendo.
Em dias de festa a comunidade entra na escola, há confraternização, troca de saberes. A cidade inteira dos acontecimentos e necessidades dos professores. Mais que para arrecadar fundos as festa são necessárias para esse momento de troca, de solidariedade. E mesmo que o dinheiro seja necessário e as vezes até fundamental, não podemos esquecer que a missão primeira é ensinar e não se ensina só em sala de aula.
Ensina-se o tempo todo e muito mais pela postura do que pelo que se diz, e todo professor sabe disso. Então vender bebida dentro da escola é mesmo uma cosia muito feia e deseducativa. Passamos essa fase, eu espero.
No entanto não adianta nada deixar de vender dentro da escolar e colocar um frizer na porta da escola cheio de cerveja e vender indiscriminadamente.
De quem foi essa iniciativa?
Da escola?
Dos próprios vendedores?
Qual a postura dos professores sobre isso?
Qual a postura do conselho tutelar sobre isso?
Qual a postura das autoridades que devem autorizar ou não a venda do comercio ambulante?
A Secretaria Estadual de Educação sabe que isso aconteceu?
Por mais importante que seja arrecadar fundos para as escolas não podemos esquecer que cabe ao estado financiar o ensino e que professores são educadores e não vendedores de bebidas.Pode-se argumentar que mesmo que se a escola não vender outros venderão, seja nos bares, no supermercado, etc. Mas isso não é argumento.
Os professores não podem se comparar aos balconistas do comercio: a missão do professor é ensinar a do comercio é vender.Em alguns estado e cidade discute-se inclusive a proibição de venda de bebidas alcoólicas nas proximidades das escola.

Ainda sobre a bebida alcoólica: quando as autoridades vão começar a fiscalizar o cumprimento da lei que proíbe beber e dirigir, ou, como já me disseram uma vez, essa lei não vale em Rio Negro?

Comentários

Visualizações de páginas da semana passada

contador de visitas


Postagens mais visitadas deste blog

PACIENTE, CLIENTE, USUÁRIO – QUEM SÃO ELES

O GRÃO DE FEIJÃO, ALICE E O SERVIÇO DE SAÚDE