1° JORNADA DE ATENÇÃO BÁSICA DE MATO GROSSO DO SUL



No dia 6 de dezembro de 2007 aconteceu a 1º Jornada de Atenção Básica de Mato Grosso do Sul. O evento foi realizado em Campo Grande na Escola de Saúde Pública do SUS. Ao todo 15 municípios foram convidados para expor algum trabalho que realizou ao longo do ano. O critério para ser convidado foi a entrega do plano de trabalho, que Rio Negro fez.
Participamos com um trabalho sobre o atendimento no Centro de Educação Infantil e nas Pré-escolas. Os 5 trabalhos mais relevantes, na opinião dos avaliadores, foram premiados com brindes simbólicos. Desta vez não recebemos nenhum prêmio, porém marcamos presença, o que é muito significativo, uma vez que o estado tem mais de 70 municípios e apenas 15 foram convidados.
Estivem presentes no evento representando Rio Negro:

Celina Flores;
Célia Regina;
Elizete e
Ernande.

Quando retornamos para Rio Negro o nosso banner foi colocado em exposição na recepção da Prefeitura Municipal. A intenção era divulgar o bom resultado obtido pelo município junto ao estado. Porém, alguns pessoas não entenderam bem o significado da exposição, uma vez que questionaram o fato do banner não conter o nome do Prefeito ou do Secretario de Saúde.
Só para esclarecer: A apresentação de trabalhos em forma de poster segue padrões acadêmicos e o formato é determinado pelo evento, neste caso em particular o formato foi determinado pela Secretaria Estadual de Saúde.
Seguir as normas é pré requisito para ter o trabalho aceito em qualquer evento.
A confecção de nosso banner seguiu totalmente as orientações do evento e foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.
O fato de ter o nome de uma pessoa como autor, no caso o meu: Ernande Velentin do Prado, é regra essencial, pois todo trabalho tem que ter um autor.
É claro que a autoria é do trabalho escrito, a formatação e os aspectos gráficos. Isso de modo algum quer dizer execução do trabalho, pois ele é executado pela Equipe, sendo os seguintes profissionais participantes:

Enfermeiro;
Nutricionista;
Auxiliar de Enfermagem e
Agentes Comunitários de Saúde.
A execução do trabalho é da Equipe de Saúde da Família da Área Urbana, a responsabilidade pelo projeto é da Secretaria Municipal de Saúde e por conseguinte da Prefeitura Municipal e isso está claro no poster, e tinha que estar, pois é norma também: todo trabalho, seja da prefeitura ou de uma escola, tem que ter o responsável ou filiação institucional.
De modo algum, neste tipo de trabalho, coloca-se o nome do Prefeito ou do Secretario de Saúde, mas apenas do Autor ou dos autores. Portanto, não se trata de querer esconder o nome das autoridades ou mesmo destacar outras, são apenas normas.
Para que não haja dúvida tenho a frisar que tanto este quanto outros trabalhos já apresentados e mesmo todo trabalho que estamos conseguindo desenvolver em Rio Negro, o que não é pouco, só foi é possível graças a boa equipe e a confiança deposita pelo Secretário de Saúde, Senhor Ronan Pinheiro e pelo Prefeito Joaci Nonato. Sem a confiança deles e o trabalho da Equipe, nada disso seria possível.
FOTOS DO EVENTO:



MODELOS DE BANER

E empresa que confeccionou o banner para nós fez duas artes, que estão abaixo. Fizemos a opção pela amarela, até porque é a cor oficial da Administração Municipal.

Comentários

Visualizações de páginas da semana passada

contador de visitas


Postagens mais visitadas deste blog

PACIENTE, CLIENTE, USUÁRIO – QUEM SÃO ELES

O GRÃO DE FEIJÃO, ALICE E O SERVIÇO DE SAÚDE