BANDO TEADRO DO SUS

O BANDO TEATRO DO SUS de Rio Negro iniciou suas atividades com uma peça denominada REALIDADE CRUEL. O argumento foi realizado pela Elizete (Auxiliar de Enfermagem) e o texto construído de forma coletiva pela equipe mais Arthur do Nascimento Rodrigues (Usuário) e Ronaldo Ávila (Agente de Endemias).
A peça tinha como mote palavras e gestos discriminatórios do dia-a-dia. Foi trabalhado as piadas, apelidos e frases preconceituosas ditas indiscriminadamente.
Utilizamos as músicas: carne negra, navio negreiro e nego drama. Houve grande comoção e manifestações de apreço por parte dos estudantes e professores. A comoção ficou por conta do final inesperado: onde a novela termina com um final feliz optamos (a contra gosto) terminar com a realizada mais cruel possível, uma vez que o preconceito não se elimina por mágica, mas por uma construção cotidiana. O discurso final de um personagem chama atenção para fato de haver discriminação racial no SUS, mas que assumindo isso estamos lutando pela sua eliminação.
A peça fez parte das atividades da Semana da Consciência Negra promovido pelo PSF. Abaixo algumas fotos da apresentação na Escola Leontino, período da manhã.


Comentários

Visualizações de páginas da semana passada

contador de visitas


Postagens mais visitadas deste blog

PACIENTE, CLIENTE, USUÁRIO – QUEM SÃO ELES

O GRÃO DE FEIJÃO, ALICE E O SERVIÇO DE SAÚDE