PRIMEIRAS ATIVIDADES

No primeiro dia de trabalho, segunda-feira dia 15 de janeiro, foi marcado pelo reencontro com os servidores da saúde. Infelizmente os Agentes Comunitários de Saúde estão de férias e poucas providencias puderam ser tomadas.
O mês de janeiro esta sendo marcado pela grande quantidade de chuva e pelo retorno da Dengue com força total no Brasil.
Em Rio Negro a situação não é diferente. Já há dois casos não confirmados da doença na cidade e mais uma notificação de suspeita no dia 16. Por isso uma força tarefa foi formada para combater a doença.
Hoje haverá uma reunião para discutir as atividades às 13 horas.

SOBRE A DENGUE:

A dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada de um mosquito, o Aedes aegypti. Há dois tipos de dengue: a clássica e a hemorrágica. Geralmente, quando contaminada pela primeira vez, a pessoa contrai a dengue clássica. Em uma segunda contaminação, existe um risco muito maior de se contrair a dengue hemorrágica, que é muito mais grave e pode levar à morte.

CASO VOCÊ ESTEJA SENTIDO:
Febre alta;
Dores nas juntas e nos músculos;
Dor atrás dos olhos;
Dor de cabeça intensa;
Falta de apetite;
E ainda, sangramento na gengiva, no nariz ou manchas vermelhas no corpo;
Você provavelmente deve estar com dengue.
Na dengue hemorrágica os sintomas são os mesmos, porém muito mais fortes.
fonte: http://www.foradengue.com.br


DISTRIBUIÇÃO DA DENGUE NO MUNDO


ESTOU COM DENGUE... O QUE DEVO FAZER?
Procure imediatamente uma unidade de Saúde de nossa cidade. Pode ser o Centro de Saúde, a Unidade de Saúde da Família da área Rural ou os posto do Perdigão ou São Francisco. Você ainda poderá procurar o Hospital e Maternidade Idimaque nos fins de semana ou a noite.
O tratamento é feito com repouso e bastante liquido, como soro caseiro, água filtrada, e sucos. Os remédios para dor e febre também ajudam bastante, mas, atenção não se deve tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como Melhoral, AAS, Aspirina entre outros. Pode-se usar Dipirona (Novalgina) e Paracetamol (Tylenol).

APRENDA A DAR UM FORA NA DENGUE PRA SEMPRE!
A melhor maneira de dar um fora na dengue é tomar pequenos cuidados todos os dias. Afinal, os ovos do mosquito continuam vivos até por 01 ano. Se a gente não der um fora no mosquito é a dengue que deixar a gente fora da escola, do trabalho, da diversão e muito mais... Então vamos lá!

1. Sabe aquelas latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes que ficam jogadas por aí? Elas acumulam água e viram um ótimo esconderijo para que o mosquito ponha ovos e se desenvolva.

2. Pneus velhos acumulam água e o Aedes aegypti, o mosquito da dengue, faz a festa. Então, sempre deixe os pneus em local seco e protegido da chuva ou jogue-os fora em lugar apropriado.

3. Jogue fora as garrafas PET e de vidro vazias (se possível faça uso da coleta seletiva de lixo). Se precisar guardar alguma, vire-as de cabeça para baixo, assim não ficará nenhuma água armazenada.

4. Não deixe a água se acumular em vasinhos de plantas e jarros de flores. A dica é colocar areia no prato do vaso.

5. Caixas d’água, tambores, latões e cisternas devem ficar bem fechados, sem nenhuma fresta, para impedir a entrada do mosquito.

6. Feche bem os sacos plásticos e mantenha a lixeira bem tampada e seca.

fonte: http://www.foradengue.com.br/

Comentários

Visualizações de páginas da semana passada

contador de visitas


Postagens mais visitadas deste blog

PACIENTE, CLIENTE, USUÁRIO – QUEM SÃO ELES

O GRÃO DE FEIJÃO, ALICE E O SERVIÇO DE SAÚDE