14 junho, 2007

ENCENAÇÃO DIA DAS GOTINHAS NA CRECHE

Aconteceu nesta dia 14 o trabalho educativo da creche com as crianças.
Esse trabalho foi desenvolvido a pedido da Equipe do PSF como forma de divulgar e preparar as crianças para receber sem traumas as vacinas, sobretudo a vacina contra poliomielite.
Como sempre vem ocorrendo desde de janeiro de 2007, a Equipe da Creche, professoras, orientadoras, secretárias, cozinheiras e todos os outros e outras, são extremamente profissionais e trabalham em parceria com a equipe da saúde.
Este é o segundo trabalho deste nível desenvolvido entre a creche e a Equipe Urbana do PSF. O primeiro foi durante as comemorações do Dia Mundial da água.
A parceria, neste caso, consiste em detectar a necessidade de intervenção educativa da saúde em determinado assunto, no caso a vacinação, e desenvolver junto as professoras atividades que provoquem o aprendizado nas crianças.
Esse tipo de parceria é interessante por dois aspectos:
primeiro - é uma ação transdisciplinar que envolve profissionais da saúde e da educação, cada um a sua maneira trabalhando em benefício da população;
Segundo - Parte do pressuposto de que as questões da saúde e, da educação, não podem ser resolvidas apenas por uma categoria, no caso profissionais da saúde ou profissionais da educação.
Para desenvolver essa atividade a Equipe da saúde desenvolveu uma cartilha com informações sobre vacinas, sistema imunológico, anticorpos e poliomielite. De posse desta cartilha as professoras desenvolveram apresentações voltadas para esclarecer os alunos.
Sem dúvida nenhuma esse trabalho não poderiam ser desenvolvido, com a mesma eficácia, por nenhuma das duas partes de maneira isolada, pois se para saúde é fácil manipular informações e conhecimentos sobre vacinas, para as professoras e demais servidores da creche, é fácil comunicar-se com as crianças de forma que elas possam entender com clareza qualquer assunto.
E essa parceria não acaba aqui.

Nenhum comentário: