15 março, 2016

AULA PARA ACS e ACE EM PITIMBU

Inicio da aula
Ontem estive em Pitimbu, uma pequena cidade nos limites entre a Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Fui conversar com Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias sobre o fazer do Agente enquanto educação em saúde.
A aula foi no polo de apoio da Universidade Federal da Paraíba. O objetivo era discutir o fazer/pensar do ACS/ACE, no território vivo, enquanto ações intrinsecamente educativas.  O conteúdo Programado foi: Educação em Saúde; Planejamento; Territorialização e cartografia; Visita domiciliar e concluímos fazendo uma avaliação do dia.
Quando se olha o conteúdo, o objetivo, parece ser algo complicado de discutir e de entender, e realmente é, quando os estudantes não têm a prática. Lembro que em aulas para graduação, esses temas eram bastante difíceis, principalmente quando se discute a diferença entre tratar doentes, prevenir doenças e promover saúde, temas que também discutimos para caracterizar o fazer educativa do ACAS. Mas a aula parece ter sido bastante tranquilo e no final bastante coisa ficou entendida, principalmente porque não partimos de nenhuma teoria, mas da prática cotidiana e nela localizamos as teorias vivenciadas.
Depois de estabelecer o que já sabíamos, mas que não sabíamos que sabíamos, sobre o que é educação em saúde e, principalmente sobre o muito que o ACS e ACE já fazem no dia a e sem saber que é também educação em saúde, partimos para o planejamento de ações práticas, que serão desenvolvidas na próxima aula.
Final da aula - tarde

Nenhum comentário: