ESTUDANTES DE ENFERMAGEM E FEIRANTES APRENDENDO JUNTOS

Ernande Valentin do Prado[1]

Este ensaio fotográfico retrata um pouco do que foi o projeto Saúde e Cidadania na Feria de Paripiranga, na Bahia. Aconteceu entre 2010 e 2012. Eram oferecidas cuidados de enfermagem a pessoas com hipertensão e diabetes, mas as doenças eram apenas estratégias de aproximação. O objetivo era a criação de vínculo entre estudantes, professores e trabalhadores para que percebessem a grandiosidade do “estar juntos”. Muitos profissionais vivenciar isso em sua formação. Entendia-se como importante libertar a visão do futuro profissional de só “enxergar” doenças e doentes e lhe proporcionar a experiência libertadora de estar junto, de sentir-se responsável por cuidar.




Esse trabalho foi agraciado com o prêmio de segundo lugar na 1ª Mostra de Fotografia do IV Seminário de Práticas de Educação do Campo no Vale do Mamanguape – PB (SECAMPOhttp://www.ccae.ufpb.br/secampo/).



[1] Apoio Pedagógico Curso de Especialização em Saúde da Família da Universidade Federal de Pelotas em parceria com a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UFPel/UNASUS); Pesquisador do Projeto de Vivencias em Extensão Popular em Saúde (VEPOP); Mestrando de Educação Popular (PPGE/UFPB); Membro da Rede de Educação Popular e Saúde.

Comentários

Visualizações de páginas da semana passada

contador de visitas


Postagens mais visitadas deste blog

PACIENTE, CLIENTE, USUÁRIO – QUEM SÃO ELES

O GRÃO DE FEIJÃO, ALICE E O SERVIÇO DE SAÚDE