OS PRIMEIROS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO


A VISÃO DOS ENFERMEIROS E USUÁRIOS: ACERCA DO “CUIDADO HUMANIZADO” NA CLÍNICA MÉDICA DO HOSPITAL REGIONAL MONSENHOR JOÃO BATISTA DE CARVALHO DALTRO (HRL)
 
IGNÊS MARQUES DE OLIVEIRA

 
RESUMO
 
O presente trabalho tem como temática a humanização em ambiente hospitalar. Assim, teve como objetivos observar a visão dos enfermeiros e usuários acerca do “cuidado humanizado” na Clínica Médica do Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), que fica localizada na Avenida Brasília, S/N – Horta,será que precisa disto? Lagarto-SE. Tendo ainda como específicos: compreender o que venha a ser humanização, realizar uma breve abordagem histórica da Política Nacional de Humanização (PNH), contextualizar o papel da Enfermagem e a sua dimensão do cuidado; analisar a concepção dos enfermeiros e dos pacientes sobre o cuidado humanizado na Clínica Médica do Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL). Para tanto foi realizada uma pesquisa quantitativo e exploratório de caráter descritivo com levantamento de dados através de questionário semiestruturado. Foram abordados os seguintes aspectos: Humanização: um conceito em construção;  Política Nacional de Humanização:  surgimento Diretrizes e Dimensões; Enfermagem Moderna e a  Dimensão do Cuidado e a Enfermagem e o Cuidado.

 PALAVRAS-CHAVE: Cuidado, Humanização, Enfermagem.

FATORES QUE CONTRIBUEM PARA NÃO UTILIZAÇÃO DO EPI, PELOS AGRICULTORES DO POVOADO LAGOA PRETA, PARAPIRANGA- BA
 
PEDRO GUEDES DA SILVA DOURADO

 
RESUMO
O uso de agrotóxicos no Brasil vem crescendo a cada ano, colocando o país entre os maiores consumidores do defensivo agrícola. Com o aumento do consumo, também cresce os efeitos danosos que ele traz para o meio ambiente e para saúde do homem, segundo dados do ministério da saúde, no Brasil os agrotóxicos são a segunda maior causa de intoxicações, perdendo apenas para os medicamentos. Para amenização desta realidade, é necessário que os aplicadores destes produtos adotem medidas de prevenção, entre elas se destaca o uso do EPI (Equipamento de proteção individual), que é todo equipamento destinado à proteção individual do trabalhador aos riscos que o mesmo está exposto. Em Paripiranga a minoria dos agricultores faz (ou não faz) o uso desta proteção, dessa forma esta pesquisa tem a finalidade de descobrir e analisar os principais fatores que levam ao não uso dos EPI’s, tendo ela uma grande relevância pratica, teórica, social e acadêmica, pois na cidade não existem estudos com essa finalidade, logo a partir dos resultados obtidos, poderá ser realizada ações que promovam o uso do EPI. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza quantitativa, em que os dados foram obtidos por meio da aplicação de 75 questionários compostos por perguntas abertas e fechados, no povoado Lagoa Preta em Paripiranga-BA, no mês de maio de 2012. Os entrevistados tinham idade entre 19 e 93 anos, sendo 67% do sexo masculino e 33% do feminino. Foram  encontrado que 65% dos agricultores entrevistados faziam uso de agrotóxicos e destes apenas 49% usam o EPI toda às vezes em que aplica defensivos agrícolas.
PALAVRAS-CHAVE: Agrotóxico; EPI; saúde.

 PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES ACOMETIDOS POR TUBERCULOSE NO MUNICIPIO DE LAGARTO/SE NO PERÍODO DE 2001 A 2010

ROSE CLEICE NASCIMENTO DE JESUS
  
 
RESUMO

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, causada por um micro-organismo denominado bacilo de koch (BK). Tem amplitude mundial e acomete o homem há séculos. Atualmente tornou-se uma doença re-emergente, principalmente nos países em desenvolvimento, assim como o Brasil. Este TCC é uma pesquisa retrospectiva longitudinal, de análise descritiva com abordagem quantitativa, que tem como objetivo traçar o Perfil Epidemiológico dos pacientes acometidos por tuberculose no município de Lagarto no período de 2001 a 2010. A amostra constituiu de todos os casos de tuberculose notificados nas Unidades Básicas de Saúde do município de Lagarto/SE. A coleta de dados foi realizada no Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Lagarto/ SE, através do banco de dados do sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN). Com tratamento estatístico de seus respectivos freqüências, medicina de tendência central e de dispersão. Sendo perceptível que a maioria dos portadores da doença são do sexo masculino, adulto jovem de 20-49 anos, baixa escolaridade. O alcoolismo é um dos agravantes associados de maior frequência na tuberculose pulmonar na maioria dos casos. O estudo demonstrou que a alta por cura vem se mantendo em elevada, embora a concepção sobre a doença, por parte das equipes, seja restrito. O trabalho demonstra-se de grande importância para estudantes e profissionais, quanto maior forem as informações sobre o problema, mais fáceis e precisas serão as intervenções .

Palavras-chaves: tuberculose, educação, prevenção, tratamento, saúde. 



 PERFIL DOS ENFERMEIROS E ENFERMEIRAS RECÉM-FORMADOS, ATUANTES NO HOSPITAL REGIONAL DE LAGARTO - SERGIPE
ELIELMA RIBEIRO DOS SANTOS
 
RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivo traçar o perfil dos enfermeiros e enfermeiras recém-formados, atuantes no Hospital Regional de Lagarto (SE).  Para alcançar esse objetivo, foi feita uma pesquisa de campo utilizando um questionário semiestruturado aplicado para enfermeiros recém-formados que atuam no Hospital. Foram analisadas variáveis demográficas, renda, capacitação, formação acadêmica
 e outras. Após coleta de dados, as variáveis foram categorizadas e apresentadas, considerando as falas dos sujeitos. Os resultados demonstram insatisfação quanto ao tempo de estágio promovido pelas universidades e a falta de uma educação permanente nos hospitais empregadores. 47% dos entrevistados estudaram em instituição pública. Dos entrevistados, 100% responderam que a metodologia utilizada na universidade foi tradicional, na qual apenas o professor é detentor do conhecimento. 94% sentiram dificuldade no seu primeiro emprego. Em relação à formação do aluno para a prática profissional, 59% dos entrevistados responderam que não. Portanto, tem-se que o recém-formado precisa de algo como treinamento e incentivo à pratica para obtenção da segurança na sua função profissional, e que o perfil dos enfermeiros e enfermeiras recém-formados, atuantes no Hospital Regional de Lagarto (SE) é de insegurança, estresse, sentimento de falta de apoio da instituição de ensino, que poderia promover mais estágios, quando a instituição poderia, no mínimo, treinar, capacitar e incluir essa demanda numa educação permanente, avaliando o perfil de cada profissional de acordo com as áreas de atuação, para que haja um índice de satisfação, pois, funcionário satisfeito desempenha um trabalho satisfatório e de qualidade.
 
PALAVRAS-CHAVE: Enfermeiros; Graduação; Emprego.

Os trabalhos foram apresentado no dia  7 de agosto de 2012, no Auditório Orlando, da Faculdade AGES.

Comentários

Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Visualizações de páginas da semana passada

contador de visitas


Postagens mais visitadas deste blog

PACIENTE, CLIENTE, USUÁRIO – QUEM SÃO ELES

O GRÃO DE FEIJÃO, ALICE E O SERVIÇO DE SAÚDE