PRÁTICAS POPULARES E INTEGRATIVAS - REUNIÃO NA REGIONAL DE LAGARTO


Aconteceu em Lagarto, Sergipe, reunião na Regional de Saúde para discutir, entre outras coisa, as práticas populares e integrativas de saúde. Estavam presente os secretarios de saúde das cidades da região ou seus representantes. Na oportunidade foi apresentado o relatório preliminar do PI SEMINÁRIO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS, POPULARES E COMPLEMENTARES DE SAÚDE DA REGIÃO CENTRO-SUL DE SERGIPE.



O Primeiro seminário de práticas integrativas, populares e complementares de saúde da região centro-sul de Sergipe, realizado na primeira quinzena de novembro de 2011. Época em que as secretárias de saúde e os profissionais estão realizando balanço de fim de ano e realizando planejamento para o ano seguinte. Neste sentido foi uma época propicia para dar oportunidade aos profissionais de poder refletir sobre seu fazer/saber e saber/fazer. Momentos de reflexão não são muito comuns no dia-a-dia dos serviços, pois a demanda nem sempre deixa espaço para esse pensar sobre o fazer. No entanto isto é fundamental para pensar o fazer e a adequação do saber ao cotidiano. Sem isso não conseguiremos chegar à integralidade, que é um dos princípios fundamentais do Sistema Único de saúde.
Mas este seminário não foi apenas um momento de reflexão das práticas profissionais ou da gestão. Foi uma oportunidade de refletir sobre o serviço e as práticas de saúde que se esta oferecendo à população nos diversos municípios envolvidos. Para além da mera constatação, que poderia conduzir ao simples confronto entre profissionais e gestores, uma busca de culpado pela baixa resolutividade das terapêuticas oferecidas, o evento ofereceu a oportunidade de profissionais e gestores entrar em contato com um novo modo de fazer/saber e saber/fazer em saúde, ou seja, as práticas integrativas e complementares.
Há ainda outro aspecto importantíssimo deste primeiro seminário, coisa que não acontece todo dia: foi proposto e conduzido por iniciativa dos movimentos populares e de educação popular em saúde. Uma parceria construída entre o MOPS Sergipe, Rede de Educação Popular e Saúde, ANEPS, Secretaria Estadual de Saúde de Sergipe, Universidade Federal de Sergipe e as Secretarias Municipais de Saúde da Região Centro-Sul de Sergipe.
A primeira parte deste relatório enfoca as imagens do evento, desde a recepção e abertura até sua conclusão no final da tarde. Mostra cada uma das oficinas realizada. Privilegia as imagens, pois elas falam por si mesmas. A segunda parte destaca a plenária final: as propostas realizadas em cada uma das oficinas. A terceira parte faz algumas considerações sobre possíveis desdobramentos para o futuro desta interação entre Movimentos Populares e Sociais, Profissionais e Gestores, para a construção da integralidade na assistência a saúde da população do estado de Sergipe.


SUGESTÕES DE DESDOBRAMENTOS PARA O SEMINÁRIO

1.    Reunião para discussão do relatório e encaminhamentos;
2.    Planejamento para capacitação dos profissionais nas práticas complementares;
3.    Mapeamento de áreas profissionais e populares para implantação imediata de alguma prática integrativa e complementar;
4.    Construção de um livreto detalhando as práticas populares e complementares;
5.    Construção de proposta de implantação de unidade piloto em práticas complementares e integrativas.

Organização
 MOPS Sergipe, ANEP, REDEPOP, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Lagarto, Universidade Federal de Sergipe Campus de Lagarto, Secretaria Estadual de Saúde de Sergipe, Secretarias Municipais de Saúde: Poço Verde, Riachão do Dantas, Salgado, Simão Dias, Tobias Barreto.

Comissão Organizadora:

Alyne Almeida                                              Egisália Maria Santos Alves
Ernande Valentim do Prado                          Josefa Dória de Almeida
José Ubiracy de Oliveira Andrade                Karen Emanuella Fernandes Bezerra
Mário Adriano dos Santos                           Simone Maria Leite Batista
Zumira Maria de Sandes

Relatório
Karen Emanuelli
Simone Leite
Ernande Valentin do Prado

Fotografias
Ernande Valentin do Prado

Arte e folder
Karen Emanuelli

Evento realizado
16 nov. 2012 – Campus da UFS de Lagarto.
Duração: 8 horas.

Posted by Picasa

Comentários

Visualizações de páginas da semana passada

contador de visitas


Postagens mais visitadas deste blog

PACIENTE, CLIENTE, USUÁRIO – QUEM SÃO ELES

O GRÃO DE FEIJÃO, ALICE E O SERVIÇO DE SAÚDE