O TEXTO DA POLIANA

MULHER TENTA MATAR FILHA E DEPOIS SE ENFORCA
Poliana Santos
Esse é o titulo de um caso que aconteceu em um povoado da cidade de Lagarto, um caso impressionante que chocou as pessoas dessa região, no entanto o senhor que salvou a criança não foi mencionado no texto do noticiário.
Segundo as noticias do site tragédia.com o suicídio de uma jovem abalou a comunidade do povoado em Lagarto. Maria Josefa das Dores, 22 anos, foi vitima de enforcamento, após tentar tirar a vida da filha com quinze dias de nascida e incendiar sua residência.
De acordo com as informações do site a jovem sofria de depressão pós-parto. A filha foi socorrida por vizinhos e encaminhada para o hospital regional de lagarto. A mãe já estava morta e seu corpo foi liberado na manha de uma quarta-feira de cinzas.
O que o noticiário não diz é que o dono da casa, alugada por Maria Josefa e seu Marido, derrubou a porta com a casa em chamas, cortou a corda do pescoço da menina e tirou ela de dentro da casa salvando sua vida. O mais interessante é que o relato informal dado por esse senhor horas após a tragédia é que em momento algum ele pensou em sua vida, somente foi impulsionado por uma força maior de salvar mãe e filha e inconscientemente cuidou da menina.
Conforme Boff (1999) o cuidado está na raiz primeira do ser humano, antes de qualquer coisa. E quando o ser humano está agindo, o seu ato vem sempre acompanhado de cuidado. Sendo que é reconhecível o cuidado como forma essencial de ser. Esta na natureza e na constituição do ser humano. Ele revela de forma clara como é o individuo.
Waldow ( 2001) diz que o cuidado se inicia de duas formas como um modo de sobreviver e como uma expressão de interesse e carinho.
Muitas pessoas a todo tempo estão cuidado de outras, salvando suas vidas e demonstrando compaixão. Outras, no entanto, também necessitam de cuidados, mas não percebem no dia a dia esse modo de ser, pois as tragédias do cotidiano chocam e impressionam mais que esse “simples” atos que salvam vidas ou que simplesmente acompanham vidas desde o nascimento até a morte.
Por outro lado, também a pessoas que, ao longo da vida, podem não receber esse cuidado, essas se desestruturam e definham, perdem o sentido da vida e morrem. Sem o cuidado o individuo acaba se prejudicando e prejudicando as pessoas ao seu redor. É por isso que se deve entender o cuidado como a essência do ser humano ele deve estar presente em tudo. (BOFF, 1999).
Boff (1999) diz que cuidado significa uma atitude fundamental, um modo de ser no qual a pessoa sai de si e centra-se no outro com desvelo, solicitude, diligência, zelo atenção e bom trato. O próprio cuidado pode causa preocupação e responsabilidade. Então é possível dizer que no momento em que esse homem salvou essa criança, ele sentiu inquietação, preocupação e que tinha responsabilidade de agir com cuidado.
Infelizmente, ao chegar ao quarto onde se encontrava as duas penduradas por uma corda enrolada ao pescoço, encontrou a mulher morta, enquanto a filha, que estava pendurada pela corda e encostada ao peito da jovem, chorava muito. Para o desespero desse senhor a casa estava em chamas, mas ele conseguiu tirar a criança daquela situação salvando sua vida.
Outro ponto e não menos importante do que esta sendo discutido é a questão da mídia que faz prevalecer os acontecimentos de tragédia e esconde as atitudes de cuidado. É por isso que no cotidiano não é perceptível comportamentos e demonstrações de interesse e de afeto, são raras às vezes em que um ato heróico tem algum espaço na mídia, pois o que se sabe é que a tragédia é audiência e é repetida milhares de vezes até outro fato marcante acontecer. Assim a humanidade fica indiferente a acontecimentos desse nível e torna as tragédias normais aos olhos dos homens e a essência do cuidado, que faz parte da vida, não aparece nem como solução, pois a humanidade, hoje, se surpreende quando percebe atos de compaixão.

Poliana Santos é aluna do primeiro período de Enfermagem da Faculdade AGES.

Comentários

Anônimo disse…
Muito Legal esse texto! Bem esquematizado, Muito bom!

Visualizações de páginas da semana passada

contador de visitas


Postagens mais visitadas deste blog

PACIENTE, CLIENTE, USUÁRIO – QUEM SÃO ELES

O GRÃO DE FEIJÃO, ALICE E O SERVIÇO DE SAÚDE