O TEXTO DA IARES

Caso da vida real: Amor de mãe é tudo
Iares de Jesus Carvalho

Trata-se de uma história de amor que custou sua própria morte, esse foi o triste fim de minha tia... Segundo Boff (2008), cuidar é mais que um ato, é uma atitude, abrangendo não somente um momento de atenção, de zelo e de desvelo. Mas também é uma atitude de ocupação, preocupação, responsabilidade e de envolvimento afetivo com o outro.
Minha tia sempre teve uma vida difícil, sem as mínimas condições de saúde devido à desestruturação familiar apresentada pelos seus seis filhos que se tornaram marginal desde crianças. Toda sua família morava em uma favela em Salvador-Ba, lugar esse que a cada ano minha tia presenteou a morte de três dos seus seis filhos, um por um em menos de um ano. Daí por diante desenvolveu sérios agravos, inclusive apresentou algumas doenças.
 Desse modo é preciso salientar que seu psicológico estava totalmente acometido por tantos problemas. Segundo Ramos (2005), como a todo instante acontecem coisas em nossas vidas e a todo instante estamos configurando o nosso estado de equilíbrio, dependendo da qualidade e da intensidade do problema, levará ou não a uma mudança no estado de equilíbrio.
Seu marido a abandonou, deixando em suas mãos a escolha entre ele ou os seus filhos, sem dúvida escolheu seus filhos, porém esse ato de amor não foi suficiente para tocar o coração deles, pois continuavam fazendo coisas erradas, destruindo aos poucos as suas vidas e a vida de minha tia, sua mãe. Segundo Waldow (2001), o cuidado humano é uma atitude ética, tentando harmonizar seus desejos de bem-estar próprio e bem-estar das pessoas que amamos.
Recentemente ela apresentou problemas de coração, sendo internada por dois meses no HUSE. Dentre os três filhos restantes havia um único que a amava muito e sempre cuidava dela, dando amor, carinho, era companheiro e cuidadoso, estando sempre ao seu lado. Segundo Silva (2002), nas horas de muito sofrimento e dor, é bom para a pessoa ter alguém ao seu lado que torça, vibre e que esteja fazendo de tudo para que ela fique bem. Oferecendo-lhe amor, amizade e carinho.
Logo, seu coração não resistiu, falecera tendo a sua volta todas as pessoas que a amavam, pois era uma pessoa muito querida e amada por muitos, menos pelos seus filhos! É de extrema crueldade o que eles fizeram com ela. Pode-se afirmar que foram eles que diminuíram os seus dias aqui na terra.
Referências
Boff, Leonardo. Saber Cuidar; Petrópolis Rio de Janeiro: VOZES, 2008.
Ramos, Maria Beatriz Breves. A Fronteira do Adoecer; Rio de Janeiro: MAUAD, 2005.
Silva, Maria Júlia Paes. O Amor é o Caminho; São Paulo: GENTE, 2002.
Waldow, Vera Regina. Cuidado Humano; Porto Alegre: SAGRA LUZZATTO, 2001.

Comentários

Visualizações de páginas da semana passada

contador de visitas


Postagens mais visitadas deste blog

PACIENTE, CLIENTE, USUÁRIO – QUEM SÃO ELES

O GRÃO DE FEIJÃO, ALICE E O SERVIÇO DE SAÚDE