21 julho, 2011

UMA AULA

ANTES DO INTERVALO

  1. Apresentação do professor – A turma já conhece o professor. Por isso foi dispensado essa etapa;
  2. Atividade inicial:
Objetivo: conhecer o que a turma já sabe sobre ser enfermeira e a função do estudo da história da Enfermagem.
Questões:
a.       Para mim ser enfermeira é...
b.       Por que estudar história da enfermagem?
c.        Em que pode mudar minha prática estudar a história da enfermagem?

Método:
Mínimo de 5 linhas por questão;
15 minutos de atividades – 5 minutos para cada questão;
Após escrever – ler alguns exemplos para turma – Voluntários;
Para casa:
Digitar e enviar para o professor por e-mail – quem enviar estará concordando em participar de pesquisa. Lido TCLE.

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO


Você tem informações relevantes a respeito das aulas de Bases para o Cuidado de Enfermagem e História da Enfermagem, ministrada na Faculdade AGES no Semestre letivo de 2009-2. Seu depoimento é muito importante para esta pesquisa porque sua percepção do conteúdo das aulas pode servir para orientar a condução futura dela. O objetivo da pesquisa é saber se sua percepção do que é ser Enfermeira ou Enfermeiro e qual a missão da Enfermagem, mudou após as aulas. A sua participação é voluntária e em momento nenhum sua vida, saúde e dignidade serão colocadas em risco. Em todas as fases do trabalho você poderá  ter todas as informações que quiser e poderá não  participar da pesquisa ou retirar seu consentimento a qualquer momento, sem que sofra retaliações ou perseguições por isso no presente ou futuro. Sua participação na pesquisa  é totalmente voluntária e não receberá qualquer valor em dinheiro ou outras vantagens materiais, mas terá a garantia de que todas as despesas necessárias para a realização da pesquisa não serão de sua responsabilidade. Seu nome ou outras informações que possam identificá-lo  não serão divulgadas. 

Esta atividade é a primeira avaliação formativa.
  1. Apresentação da disciplina – Projeto de curso e reflexão:

FEIRANTE É LEVADO PELA ENCHENTE APÓS SALVAR MULHER(1)
Folha de São Paulo

Na noite de quarta-feira, o feirante Italo Cicero Mendonça do Carmo, 24, desapareceu na enxurrada, após resgatar uma mulher que estava com o carro preso na enchente em uma avenida da zona sul de SP. Até as 21h de ontem, os bombeiros não haviam localizado o feirante, que pode ser a 76ª vítima das chuvas de verão no Estado. De acordo com Aleph Mendonça Avelino, 16, sobrinho da vítima que estava no local, o tio teria tropeçado em um tronco de árvore submerso na água.

Reflexões:
1.      O que faz um sujeito por sua vida em risco para salvar a vida de um desconhecido?
2.      Como podemos chamar o ato de Ítalo?
3.      Qual a relação da história de Ítalo com a Enfermagem e nossa disciplina?
(1)   Disponível em: Acessado em: 23 fev. 2009.


DEPOIS DO INTERVALO

  1. Discussão do contrato didático;
  2. Atividade de Observação da realidade:
Pesquisa na comunidade histórias de exemplos de cuidado, escrever e trazer para reflexão na próxima aula.

  1. Visita à biblioteca para pegar os primeiros livros – 15 minutos.

SÍNTESE DA AULA

·      O que aprendi hoje?
·         Como o que aprendi hoje se relaciona com a disciplina e a formação da(o)  Enfermeira(o) que a região e o país precisa?

LEITURRA PARA PRÓXIMA AULA: 
  1. WALDOW, Vera Regina. Bases e princípios do conhecimento e da arte da Enfermagem. Petrópolis: Vozes, 2008.
ATIVIDADE PARA PROXIMA AULA - Prática educativa de observação da realidade
Pesquisar e escrever história de vida que simbolizem o cuidado, tal qual a história lida no inicio da aula;
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OBSERVAÇÃO GERAL:
Antes da aula:


Depois da Aula:
Será enviado por e-mail:
Contrato didático;
Projeto de curso;
Textos digitais;
Devem enviar por e-mail:
Histórias de cuidado da comunidade;
Perguntas da pesquisa de inicio da aula;
Outros textos interessantes sobre história da enfermagem.

Obs: Aula transcorreu sem problemas. Todas as atividades planejadas foram executada no prazo e ainda sobrou tempo de visitar a biblioteca.