TENDA PAULO FREIRE - 1ª PARTE

Este vídeo acompanha os três dias da Tenda Paulo Freire na FENAGEP - Feira Nacional de Gestão Estratégia e Participativa, realizada em Brasília em julho de 2010. No vídeo cada ator fala por si mesmo e as imagens e som são o testemunho do autor. Testemunho este nem sempre fiel ao ocorrido, mas expressão do que viu e sentiu.

Comentários

Ernande, gostei muito do vídeo que você editou. Expressa bem o caráter inovador das Tendas Paulo Freire. Acho que cansamos de muitas experiências de Tenda, que acabaram sendo mais um congresso paralelo, com mesas-redondas no mesmo estilo das mesas do restante do evento. Um congressinho encravado no congressão. Com conteúdos críticos, mas no mesmo formato. Mas Tenda Paulo Freire, como está expresso no vídeo que você editou, não é isto. É um outro tipo de diálogo, não preso ao racional e ao conhecimento lógico. Que incluí outros saberes, como da poesia, da arte, da espiritualidade, da agressividade guerreira e da amorosidade. É antes de tudo uma inovação epistêmica. Uma inovação no modo de elaborar os saberes. O saber acadêmico é importante nas Tendas, mas se junto com os outros saberes. Encharcado de sentimento. Por isto, tantos atores críticos, mas presos à racionalidade acadêmica, ainda torcem o nariz para ela. Sua edição me deu vontade de participar do esforço de deixar de lado a irritação pelas experiência de mal uso da Tenda e voltar a lutar por ela.

Um grande abraço

Eymard
Pessoal então estamos organizando tendas , com Ernande em Paripiranga e em Maceió com pessoal da Aben no seu congresso em outubro, teremos o primeiro momento dia 10 de março em Maceió, onde discutiremos no primeiro momento, e acredito que o sucesso depende da construção, quando se propõe ser coletiva, onde os interessados contribuem.
E quando isso acontece com certeza contribui com o fortalecimento da educação popular.
Realmente o vídeo que Ernande está trazendo mostra como foi importante esse momento no Fenagep, mesmo com as dificuldades encontradas e as adversidades encontradas, mais foram superadas com a contribuição coletiva.
Simone

Visualizações de páginas da semana passada

contador de visitas


Postagens mais visitadas deste blog

PACIENTE, CLIENTE, USUÁRIO – QUEM SÃO ELES

O GRÃO DE FEIJÃO, ALICE E O SERVIÇO DE SAÚDE