TUDO ISSO JÁ ACONTECEU ANTES E VAI ACONTECER DE NOVO

A televisão não cansa de mostrar a água barrenta descendo o morro e arrasando tudo que encontra pela frente. Depois faz entrevistas com um especialista que nada explica e por fim mostra falas dos moradores bem editadas para não dizer nada que comprometa as autoridades e os donos da cidade. De fato só estão interessados no espetáculo e não em explicar as causas da trajedia, em apontar o dedo para os causadores da desgraça.
As encostas estão ocupadas, os fundos de vale estão ocupados, áreas alagadiças, os locais onde deveriam ter matas e rios estão cheios de casas ou barracos, rios estão açoriados. Com ou sem autorização das prefeituras os bairros nobres e periféricos vão ocupando desordenadamente tudo que pode ser vendido e transformado em lucro. Quem manda mesmo e decide onde as pessoas vão morar e morrer soterradas é ora a miséria ora os interesses imobiliários. Pessoas que vivem nestas condições não estão com saúde, portanto trata-se de intervenção do setor saúde também, mas não para distribuir água potável ou fazer curativos, mas denunciando este estado das coisas.
As autoridades têm culpa, os empresários têm culpa, quem desmata com a desculpa de gerar progresso, loteia e vende terrenos têm culpa, mas quem se deixa enganar também têm, embora menor. Tudo é armado para que o sujeito não sabia o que está fazendo. as eleições são farças montadas para enganar o eleitor e levá-lo a escolher sempre os piores candidatos, os que ganham muito dinheiro com ocupações, com plantações de soja para exportação, com agrotóxico que invade os rios, destroem as margem e levam a lama para dentro das casas. Até porque estes dominam os meios de comunicação com dinheiro ou porque são seus donos.
Segundo os telejornais faz mais de 50 anos que a cidade de São Paulo alaga. E pode ter certeza que muitas empreiteiras, muitos banqueiros, muitos vereadores, assessores, etc, estão ganhando dinheiro com a limpeza e reconstrução. Prevenir para que se reconstruir dá mais lucro?
Por falar em vereadores: para que eles servem mesmo?
Não fiscalizam, não propõem, não denunciam, não representam nada. São lobistas de tudo que pode dar lucro, de tudo que pode desviar dinheiro da população para bolsos particulares. Será que não viram a trajedia se anunciar no modo como as cidades são ocupadas? Se não viram não servem para nada.
Sei perfeitamente que tem sempre um vereador solitária falando sozinho e denunciando tudo isso, mas será que precisa mesmo manter essa instituição pela existência de uma minoria séria?

Comentários

Visualizações de páginas da semana passada

contador de visitas


Postagens mais visitadas deste blog

PACIENTE, CLIENTE, USUÁRIO – QUEM SÃO ELES

O GRÃO DE FEIJÃO, ALICE E O SERVIÇO DE SAÚDE