SI: PROCESSO SAÚDE/DOENÇA CUIDADO NA POLÍICA E ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE - PROVA 2 - 40%

CASO 1:

OMS constata que atual geração pode ter expectativa de vida menor[1]

da Efe, em Genebra

A atual geração de crianças "poderia ser a primeira em muitíssimo tempo a ter uma expectativa de vida menos elevada que a de seus pais", disse hoje a diretora-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Margaret Chan.

Na abertura da primeira reunião dos participantes da rede mundial contra as doenças não-transmissíveis, Chan lembrou que essas doenças se concentram cada vez mais em pessoas jovens e inclusive em crianças que podem sofrer de hipertensão e alguns tipos de câncer.

A responsável da OMS acrescenta que nada menos que 43 milhões de crianças em idade pré-escolar sofrem de obesidade ou sobrepeso, uma condição que gera riscos para a saúde ao longo de toda a vida e despesas médicas potencialmente elevadas.

Em seu discurso perante representantes de governos, centros de pesquisa, entidades filantrópicas e empresas que participam da reunião, a diretora da OMS ressaltou que as doenças não-contagiosas foram consideradas próprias típicas de países ricos, o que não se aplica mais na atualidade.

Ela disse que esses males estão agora "fortemente concentrados" nos países de renda média e baixa e nos grupos mais pobres dentro deles.

Segundo os dados da OMS, seis em cada dez mortes que ocorrem por dia no mundo se devem a doenças não-contagiosas, das quais é possível se prevenir e para algumas das quais existem tratamentos. Os especialistas asseguram que uma quarta parte das mortes atribuídas a essas doenças poderiam ser evitadas com medidas de prevenção adequadas.

No total, 35 milhões de pessoas morrem por ano por causa dessas doenças, entre elas: problemas de coração, derrames cerebrais, diabetes, câncer, doenças respiratórias crônicas e distúrbios mentais. Até 80% dessas vítimas se encontra em países em desenvolvimento, onde os quatro grandes fatores de risco (fumo e consumo de álcool, alimentação inadequada e sedentarismo) tendem a aumentar.

O mesmo vale para os fatores biológicos de risco: aumento da pressão arterial, do colesterol, da glicose no sangue e um alto índice de massa corporal (medida calculada em função da estatura e do peso da pessoa). Essa constatação derruba o mito de que as doenças não-contagiosas afetam principalmente os países ricos.

O SUS – Sistema Único de Saúde[2] tem um conceito de saúde amplo que engloba os condicionantes e determinantes de saúde, ou seja, o modo de descrever a saúde/doença no Brasil passa necessariamente pela compreensão de que emprego e renda, lazer, moradia, fatores ambientais, culturais e sociais, entre outros, são importantes para determinar a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Não se trata de negar a condição biológica, que como se sabe é fundamental, mas de entender o ser humano como sendo mais que o conjuntos de respostas biofisicas. As condições de vida e saúde da população está[3], segundo o texto, OMS constata que atual geração pode ter expectativa de vida menor, piorando e isso representa um contra-senso em relação ao que se imaginariam do poder da ciência contemporânea. O que ta afetando a qualidade de vida das pessoas hoje é justamente as condições criadas pelas tecnologias e a modernidade que prometia felicidade eterna, ou seja: sedentarismo, vícios, violência e, sobretudo alimentação inadequada. Tendo como base seus conhecimentos prévios, livros, artigos e filmes indicados, a pesquisa realizada em seu município e as discussões de sala de aula, elabore um texto com introdução, desenvolvimento e conclusão discorrendo sobre a importância de conhecer os determinantes e condicionantes do processo saúde/doença[4] em seu município para conhecer e intervir nos fatores que estão colocando em risco a expectativa de vida da população. Deve enfatizar como sua cidade está fazendo para enfrentar esses problemas, que como citado afeta especialmente a população mais carente de informações.




[1] Disponível em: Acessado em: 23 fev. 2009.

[2] BRASIL, Ministério da Saúde. Lei 8.080/90 – Lei Orgânica da Saúde. Brasília: ministério da saúde, 1990.

[3] MINAYO, Maria C. S. Saúde e doença como expressão cultural. In: AMÂNCIO FILHO, Antenor; MOREIRA, Maria C. G. B. (Org.). Saúde, Trabalho e Formação Profissional. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1997. 138p.

[4] PRADO, Ernande Valentin; SILVA, Adilson Alves; CUBAS; Márcia Regina. Educação em saúde utilizando rádio como estratégia. Curitiba, CRV: 2009. Parte 1: A saúde que entendemos.


RESPOSTA POSSIVEL

A IMPORTANCIA DOS DETERMINANTES DE SAÚDE

Ernande Valentin do Prado[1]

O texto da Folha de São Paulo, OMS constata que atual geração pode ter expectativa de vida menor, é muito preocupante por evidenciar de forma clara que os determinantes da vida moderna estão causando danos à saúde da população, sobretudo de jovens e crianças.

Precocemente as crianças estão expostas a riscos desnecessários de contrair doenças que antes só se verificavam em adultos e idosos, ou seja, hipertensão, diabetes, sobrepeso, câncer, alteração nos níveis de colesterol e muitas outras.

Embora o texto citado traga referencia as doenças, é importante entender os problemas além da visão simplista do modelo biomédico. A reportagem menciona que entre as causa desta situação estão fumo, consumo exagerado de álcool, alimentação inadequada e sedentarismo. Ou seja, na base das doenças que estão matando 25 milhões de pessoas no mundo todo estão os condicionais de saúde, ou seja, a forma como as pessoas vivem, produzem e resistem e subsistem no mundo.

O relatório da OMS aponta que a tendência da situação é piorar, pois “43 milhões de crianças em idade pré-escolar sofrem de obesidade ou sobrepeso, uma condição que gera riscos para a saúde ao longo de toda a vida e despesas médicas potencialmente elevadas.”

Os determinantes da saúde apontados no relatório da OMS não são estranhos a população brasileira. Desde a criação do SUS em 1990 a saúde do cidadão é entendia a partir de seus determinantes e condicionante. A lei 8.080/90 diz que a saúde depende de moradia digna, educação, emprego e renda, acesso a bens e serviço, lazer, cultura, serviços de saúde resolutivos e outros. Minayo (1997) diz que essa forma de entender a saúde/doença não é estranha a população, pois ela sente os efeitos dos condicionantes na própria pele. Diz ainda que essa compreensão é mais difícil de encontrar nos profissionais de saúde, pois estes têm uma visão centrada na doença e não no sujeito e na saúde.

Diante do exposto pode se inferir que para ter uma compreensão mais ampla dos problemas de saúde, resolutiva por ser preventiva, deve se afastar o máximo possível da visão hegemônica, ou seja, do modo de entender saúde/doença e as funções do serviço de saúde.

Por mais bem equipado que for um hospital ou um centro de saúde; por mais competente que possa ser um Enfermeiro, nem o hospital nem o profissional vai conseguir resolver a situação descrita. E é justamente aí que está à importância de conhecer os determinantes e condicionantes da saúde humana. Conhecendo as causas, o que determina, o que condiciona a existência presente e futura do sobrepeso, da diabetes, da hipertensão, podemos intervir ou ao menos tentar intervir e prevenir que aconteça. Podemos organizar e reorientar o serviço no sentido de prevenir ou ao menos tratar melhor os casos encontrados. Podemos ir às escolas, as igrejas, as creches, as câmaras de vereadores debater formas de organizar a cidade de forma mais saudável. Podemos alertar a população e as autoridades fazendo conferências, mesas redondas, informando em reuniões, nos meios de comunicação, como as rádios, jornais, revistas e internet.

Em minha cidade, Paripiranga, ainda não se percebe esta preocupação na gestão dos serviços de saúde. A percepção dos fatos até o momento indica que a gestão do setor saúde vê nos atendimentos dos profissionais de saúde, sobretudo do profissional Médico, a solução para os problemas da população. Ainda não perceberam o que disse Werner e Bower (1987, p.5-6) in: Prado Santos e Cubas (2009, p. 31): “a situação de saúde do povo depende mais das estruturas sociais do que propriamente de fatores ambientais” ou dos equipamentos ou seja, de hospitais, postos de saúde e máquinas e raio x ou eletrocardiogramas.

Ao que parece o legislativo e a administração municipal não levam em conta os determinantes, pois não se investe em alimentação saudável nas escolas, não propiciam investimentos que possibilitem a população circular a pé pela cidade ou incentivar os exercícios físicos. Também não há nenhum trabalho no sentido de aproveitar as festas, comuns durante todo o ano, para prevenir abuso de álcool, conscientizar sobre as questões ambientais e outras. Isso demonstra claramente que poucos ou nada esta sendo feito para investir no futuro do cidadão Paripiranguense.

REFERÊNCIAS

  • PRADO, Ernande Valentin; SILVA, Adilson Alves; CUBAS; Márcia Regina. Educação em saúde utilizando rádio como estratégia. Curitiba, CRV: 2009.

  • BRASIL, Ministério da Saúde. Lei 8.080/90 – Lei Orgânica da Saúde. Brasília: ministério da saúde, 1990.

  • GRANJA, Gabriela Ferreira. Equidade no SUS – Uma abordagem da teoria fundamentada. Dissertação de Mestrado. USP - Universidade de São Paulo, 2008.
  • MINAYO, Maria C. S. Saúde e doença como expressão cultural. In: AMÂNCIO FILHO, Antenor; MOREIRA, Maria C. G. B. (Org.). Saúde, Trabalho e Formação Profissional. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1997. 138p.
  • OMS constata que atual geração pode ter expectativa de vida menor. Disponível em: Acessado em: 23 fev. 2009.

[1] Enfermeiro Sanitarista, Professor de Bases para o cuidado de Enfermagem e História da Enfermagem – Faculdade AGES: Paripiranga/Bahia. Membro da Rede de Educação Popular e Saúde. Autor do Livro: Educação em saúde utilizando rádios como estratégia lançado em 2009 pela editora CRV.

Comentários

Visualizações de páginas da semana passada

contador de visitas


Postagens mais visitadas deste blog

PACIENTE, CLIENTE, USUÁRIO – QUEM SÃO ELES

O GRÃO DE FEIJÃO, ALICE E O SERVIÇO DE SAÚDE