02 setembro, 2009

TRABALHO DE PESQUISA CULTURAL

Desde a semana passada as turma de Enfermagem do Primeiro período, disciplina PROCESSO SAÚDE/DOENÇA, estão realizando trabalhos de identificação cultura em seus município. Esse trabalho consiste em identificar aspectos culturais da população e procurar relacionar as relações da população com a saúde.
Os trabalhos apresentados fiaram surpreendentes, mostrando que os estudantes conseguiram captar a essência dos aspectos culturais para o trabalho do Enfermeiro e da Enfermeira. Segundo Helman (2003), não é possível falar em cultura, mas em culturas e isso ficou muito claro nos trabalhos dos estudantes. Além disso puderam trazer para dentro da sala de aula as histórias das benzedeiras, rezadeiras, profissionais, usuários do SUS e um pouco da cultura de cada uma das cidades representadas na sala de aula.
Essa discussão é relevante para destacar e motivar o estudante de Enfermagem a entender que não só os aspectos culturais, além dos biológicos, influem no estado de saúde da população. Segundo Helman, no Capítulo Abrangência da Antropologia médica, do livro Saúde, Cultura e Doença, não se deve atribuir aos fatores culturais todos os comportamentos da população, uma vez que fatores econômicos e individuais, entre outros, podem influir nas decisões do sujeito.
Abaixo veja algumas fotos da apresentação de sábado, dia 20 de agosto. turma C.





Nenhum comentário: