TRABALHO DE PESQUISA CULTURAL

Desde a semana passada as turma de Enfermagem do Primeiro período, disciplina PROCESSO SAÚDE/DOENÇA, estão realizando trabalhos de identificação cultura em seus município. Esse trabalho consiste em identificar aspectos culturais da população e procurar relacionar as relações da população com a saúde.
Os trabalhos apresentados fiaram surpreendentes, mostrando que os estudantes conseguiram captar a essência dos aspectos culturais para o trabalho do Enfermeiro e da Enfermeira. Segundo Helman (2003), não é possível falar em cultura, mas em culturas e isso ficou muito claro nos trabalhos dos estudantes. Além disso puderam trazer para dentro da sala de aula as histórias das benzedeiras, rezadeiras, profissionais, usuários do SUS e um pouco da cultura de cada uma das cidades representadas na sala de aula.
Essa discussão é relevante para destacar e motivar o estudante de Enfermagem a entender que não só os aspectos culturais, além dos biológicos, influem no estado de saúde da população. Segundo Helman, no Capítulo Abrangência da Antropologia médica, do livro Saúde, Cultura e Doença, não se deve atribuir aos fatores culturais todos os comportamentos da população, uma vez que fatores econômicos e individuais, entre outros, podem influir nas decisões do sujeito.
Abaixo veja algumas fotos da apresentação de sábado, dia 20 de agosto. turma C.





Comentários

Visualizações de páginas da semana passada

contador de visitas


Postagens mais visitadas deste blog

PACIENTE, CLIENTE, USUÁRIO – QUEM SÃO ELES

O GRÃO DE FEIJÃO, ALICE E O SERVIÇO DE SAÚDE