O NOVO LIVRO

Estou lançando agora, ainda nem recebi pronto da editora,o livro: Educação em Saúde utilizando rádio como estratégia, mais gostaria de já começar a divulgar um novo livro.

Há mais ou menos dois anos começou a "feitura" do livro da Rede de Educação Popular e Saúde. Estamos nos momentos finais desta construção coletiva.

Apenas no intuito de começar a divulgar este trabalho, criei essa imagem caseira de capa. Aproveito para convidar todos companheiro que queira opinar sobre a capa, mas já aviso que capa de livro sempre, por motivos comerciais, tem a palavra final da editora.


Quem são os organizadores deste livro?

Amélia

Sou Maria Amélia Medeiros Mano, nasci no Ceará, mas vivo no Rio Grande do Sul há 16 anos. Sou formada em Medicina e fiz residência em Medicina Preventiva e Social. Atualmente trabalho na Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora Aparecida, parte do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre. Apesar do Mestrado em Educação e a especialização em Terapia Familiar, sem dúvida alguma, o que mais me trouxe riqueza em termos de conhecimento, valores e vivências foi a prática da atenção primária tanto na serra, como no sertão, na floresta amazônica ou na periferia urbana mais cruel. Acredito que nenhuma reflexão, nenhum saber se faz sem que se viva e se sinta o valor de pequenas coisas imensuráveis: ver nascer da menina a mulher, ver o olhar da jovem gestante ao ouvir os batimentos do bebê pela primeira vez, essa mesma mãe trazer seu filho recém nascido para “mostrar”, ver essa criança crescer e falar as primeiras palavras, consolar quando faz a última dose da vacina tríplice e andar pelas mesmas ruas em que ela anda e brinca.
Contato: amelia.mano@ig.com.br

Ernande

Sou Ernande Valentin do Prado, casado e tenho 3 filhas e uma esposa maravilhosa, pais, irmãs e sobrinhos e sobrinhas que são meus grandes suportes. Sou Formado em Enfermagem e especializado em Saúde Pública. Atualmente trabalho na Faculdade AGES, em Paripiranga, Bahia. Mas já caminhei por vários estados brasileiro em busca de por em prática “minhas idéias” do que seja saúde e cuidado. Já trabalhei em Rio Negro, Mato Grosso do Sul, São Mateus no Espírito Santo, Curitiba e Campo Largo no Paraná, inclusive como auxiliar de Enfermagem. Sou membro da Rede de Educação Popular e Saúde desde 2005, mas mesmo antes de trabalhar com saúde já era militante de movimentos sociais e populares. Tenho publicado pela Editora CRV o livro: EDUCAÇÃO EM SAÚDE UTILIZANDO RÁDIO COMO ESTRATÉGIA.
Contato: emboraeuqueira@uol.com.br


COLABORADORA

Ananyr

Sou Ananyr Porto Fajardo, nascida e criada em Porto Alegre. Toda minha formação acadêmica vem sendo desenvolvida em universidade pública: concluí o curso de Odontologia na UFRGS, onde também fiz Mestrado em Odontologia na área de Saúde Bucal Coletiva e onde, atualmente, curso o Doutorado em Educação, com foco em Educação na Saúde. Um dos pontos-chave de meu desenvolvimento profissional foi o ingresso no Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição; a partir de então pude exercitar o trabalho em equipe em todas suas dimensões, com idas e vindas, ações e reflexões, perdas e ganhos... Apesar de estar presentemente vinculada a outro setor da instituição, a memória do que vivi e aprendi com a equipe e a comunidade da Vila Dique mantém sua marca no que faço e penso até hoje. Meus interesses profissionais incluem processos de ensino, aprendizagem e pesquisa em saúde; competência cultural em saúde; e o olhar do estrangeiro sobre o que nos é familiar. No plano pessoal, viajar, ler e escrever me proporcionam ver e viver a vida.
Contato: apf@portoweb.com.br

Comentários

Visualizações de páginas da semana passada

contador de visitas


Postagens mais visitadas deste blog

PACIENTE, CLIENTE, USUÁRIO – QUEM SÃO ELES

O GRÃO DE FEIJÃO, ALICE E O SERVIÇO DE SAÚDE