28 abril, 2009

CONFIRMADO

Hoje recebi o contrato da Editora CRV, de Curitiba, referente a publicação do livro:

EDUCAÇÃO EM SAÚDE UTILIZANDO RÁDIO COMO ESTRATÉGIA
Da teoria a vivência cotidiana. Uma experiência em construção permanente
Esse livro ficou pronto em 2007 e estava sem editora. Inicialmente a Editora CRV se interessou e acenou com a possibilidade de publicação e agora se confirmou. Espera-se que em no máximo 90 dias ele esteja nas livrarias de todo Brasil.
Só lembrando que os meus parceiros neste obra são:

Adilson Lopes dos Santos
Márcia Regina Cubas
Agradecimento espacial à Julio Wong, que com grande generosidade escreveu o prefácio. Agradeço especialmente porque sei o quanto lhe é doido escrever. Mas fez um texto belíssimos que só engrandeceu este livro.
Sobre os autores:

Ernande Valentin do Prado
É Enfermeiro graduado pela PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 2004, de onde saiu com um diploma na mão e mil idéias na cabeça. De 2004 até os dias atuais já percorreu
vários quilômetros Brasil afora procurando por em prática algumas dessas idéias.
Como a grande parte dos brasileiros, Ernande começou muito cedo a trabalhar. Como sempre foi um “empreendedor”, sua primeira profissão foi engraxate, depois foi entregador em supermercados, balconista de lanchonete, garçom e muitos outros trabalhos onde a remuneração era pequena e satisfação menor ainda. Sua última profissão, antes da Enfermagem foi a metalurgia, onde fabricava peças para carros que nunca conseguiria comprar. Foi nesta profissão que vivenciou sistematicamente as injustiças do capitalismo, o que o levou a engajar-se em movimentos sociais que trabalhavam pela sua superação. “Não basta ter o conhecimento, é preciso coloca-lo a serviço da transformação das condições de vida da população.” É nisto que Ernande acredita e para isso que trabalha, seja em projetos sociais seja na profissão de Enfermeiro.
Já trabalhou em Curitiba e Campo Largo, no Paraná, São Mateus, no Espírito Santo e Rio Negro, no Mato Grosso do Sul, onde foi coordenador e uma Equipe de Saúde da Família, até ser substituido, em dezembro de 2008, pela sobrinha do prefeito eleito. É membro da Rede de Educação Popular e Saúde desde . Atualmente é professor do Curso de Enfermagem da Faculdade AGES, em Paripiranga, Bahia.

Adilson Lopes dos Santos
É Enfermeiro graduado pela PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 2004, durante a graduação se envolveu juntamente com Ernande Valentin do Prado nessa empreitada de educação em saúde usando as rádios comunitárias, entendendo que a educação em saúde é umas das principais funções dos profissionais de saúde coletiva e que só com a ducação,promoção da saúde e prevenção, nos tornaremos profissionais da saúde e não da doença. O desejo de se resgatar as antigas praticas de saúde da comunidade e a origem do campo, especializou-se em fitoterapia pela Faculdade Espírita de Curitiba. Depois de graduado trabalhou no PSF da cidade de São José dos Pinhais-Pr, atualmente é Enfermeiro de unidade básica de saúde na cidade de Curitiba-Pr.

Marcia Regina Cubas
Enfermeira graduada pela PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1987, especialista em Saúde Pública e em Saúde Coletiva. Mestre em Saúde Pública na área de Planejamento e Gestão (2002) e Doutora em Enfermagem na área de Saúde Coletiva (2006).
Trabalhou durante 17 anos na Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba- PR e atualmente é Professora da PUCPR, no Curso de graduação em Enfermagem e no Programa de Pós-graduação
em Tecnologia em Saúde (Mestrado). Foi orientadora do trabalho de conclusão de curso que originou este livro.

Nenhum comentário: