SEMANA MUNICIPAL DE COMBATE A HANSENÍASE

Na semana de 3 a 6 de março foi realizado atividades em torno do tema Hanseníase. As fotos a abaixo mostra o serviço realizado na Rua Bahia, esquina com Rua Diamantina, ao lado do Supermercado Salomão.

A intenção deste tipo de ação é esclarecer a população. A Hanseníase é uma doença contagiosa grave que pode comprometer a vida de seu portador. No entanto é uma doença que tem cura, além disso o tratamento é relativamente fácil.

A dificuldade para lidar com a Hanseníase, além do fato de ser uma doença de evolução lenta, ou seja, demora-se muito até a pessoa descobrir, é o estigma que envolve. O mau causado pelo preconceito é maior que qualquer coisa.

Ao pensar uma atividade de combate a Hanseníase o mais importante é dar visibilidade a essa doença. A população precisa falar, reconhecer e não ter medo dela. O medo de ter a doença leva, muitas vezes a esconder seus sintomas e isto leva ao agravamento da situação.

Quanto mais falarmos desta doença mais ela passará a ser encarada como um fato quem pode acontecer a qualquer um e como toda doença só precisa tratar.

Nesta semana atendemos mais ou menos 60 pessoas. Tiramos dúvidas, verificamos manchas e esclarecemos sobre o problema. Além disso aproveitamos para realizar triagem hipertensiva: foi verificado a pressão, visto peso, medidas e histórico das pessoas com relação a pressão alta, que é outro mau silencioso que afeta mais gente do que se imagina.





Comentários

Visualizações de páginas da semana passada

contador de visitas


Postagens mais visitadas deste blog

PACIENTE, CLIENTE, USUÁRIO – QUEM SÃO ELES

O GRÃO DE FEIJÃO, ALICE E O SERVIÇO DE SAÚDE