NASF - NUCLEO DE APOIO A SAÚDE DA FAMILIA

Uma grande novidade, que não é tão nova assim, já que foi várias vezes anunciadas aqui, é que tão logo passe o período eleitoral começará a atuar em Rio Negro os profissionais do NASF.

Para quem ainda não sabe, o que é normal já que se trata de projeto novo, NASF é o Núcleo de Apoia a Saúde da Família. O projeto de NASF de Rio Negro prevê a contratação de 3 profissionais para atuar junto as Equipe de Saúde da Família.

A estratégia do governo federal, ao criar o NASF, foi valorizar e potencializar as Equipes de Saúde da Família. o NASF deve trabalhar tendo a ESF como núcleo coordenador dos serviços.

Em Rio Negro, por já termos uma experiência em Saúde da Família bem estrutura e inclusive reconhecida como inovadora em Mato Grosso do Sul e no Brasil, a única coisa que realmente vai mudar é a capacidade de atender cada dia mais pessoas e com mais qualidade.

Uma das profissionais previstas para fazer parte do NASF é a de Educação Física, porém isso não será novidade, uma vez que Rio Negro foi uma das primeira cidades do Mato Grosso do Sul e do Brasil a ter essa profissional disponível. Só lembrando: nossa profissional de Educação Física já trabalha desde março de 2008 pelo projeto VIVA RIO NEGRO, com apoio do Ministério da Saúde.

O setor saúde em Rio Negro não é perfeito, porém temos conseguido vitórias importantes no cenário nacional que nos coloca com uma das melhores do Brasil.

A saúde coletiva de Rio Negro, do qual tenho orgulho de fazer parte, é uma das mais bem situadas e estruturadas do Mato Grosso do Sul. Exemplos para comprovar isso não faltam. Veja alguns:

1. A Equipe de Saúde da Família trabalha dentro de uma lógica de prevenção de Saúde e promoção de doenças na perspectiva da Educação Popular. Desde janeiro de 2007 já conta com Nutricionista e em 2008 passou a contar com Profissional de Educação Física e apoio da Terapeuta Ocupacional. Ou seja, temos uma equipe estendida que poucas cidade do Brasil têm.

2. Oferecemos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, atendimento o mais próximo da casa das pessoas. Temos atendimento em 5 pontos diferentes e Rio Negro. Isso sem falar em atendimento junto as escolas, lar dos idosos, delegacia e demais órgãos públicos.

3. Fomos umas das únicas 4 cidades do estado a ter um projeto aprovado pelo Ministério da Saúde. Projeto no valor de 80 mil reais que nos possibilitou contratar novos profissionais e ainda prover equipamentos novos e necessários para o atendimento da população.

4. Ainda em 2008 formos celecionados com 2 trabalhar para participar da III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família. Feito inédito na história de Rio Negro. Além de nossa cidade apenas Campo Grande foi escolhida.

5. O Projeto do NASF de Rio Negro foi o primeiro do estado a ser feito e só não foi o primeiro a ser aprovado porque não atendíamos os requisito do Ministério da Saúde. Porém, quando houve a aprovação pelo Governo do Estado, do NASF estadual, nosso projeto foi o primeiro a ser aprovado.

6. O conhecimento e reconhecimento do trabalho que se faz aqui foi tamanho que fomos convidados para falar sobre ele nos seguintes eventos: IV ENEPS - Fortaleza Ceará; Encontro de Promoção de Saúde em Campo Grande, Brasília, onde estivemos duas vezes esse ano e agora Belo Horizonte, Minas Gerais.

Esse são apenas alguns exemplos mais visíveis, porém muitas outras coisas foram e continuam sendo realizadas em Rio Negro.

As vezes acontece da gente não perceber a grandiosidade disto, mas aí vem alguém de fora e nos lembra. Portanto, senhores e senhoras Riogrenses, tenham orgulho do serviço de saúde que construiram e saibam que podemos muito mais, pois tudo isso ainda é pouco.

Comentários

Anônimo disse…
[B]NZBsRus.com[/B]
Escape Sluggish Downloads With NZB Files You Can Easily Find HD Movies, Games, MP3s, Software & Download Them @ Electric Speeds

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]Usenet[/B][/URL]
Anônimo disse…
Making money on the internet is easy in the underground world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]blackhat software[/URL], Don’t feel silly if you don't know what blackhat is. Blackhat marketing uses little-known or little-understood methods to generate an income online.

Visualizações de páginas da semana passada

contador de visitas


Postagens mais visitadas deste blog

PACIENTE, CLIENTE, USUÁRIO – QUEM SÃO ELES

O GRÃO DE FEIJÃO, ALICE E O SERVIÇO DE SAÚDE