ORGULHO

Considero que todas as pessoas que trabalham comigo são capazes de coisas grandiosas. E elas realmente o são. Se não fosse assim tanta coisa boa não estariam acontecendo. Não estaríamos recebendo tantos convites para apresentar nosso trabalho em diversos encontros e congressos Brasil afora.
Um dos grandes problemas da Saúde Coletava é que muitas vezes existem profissionais que sabem o que é isso. Geralmente profissionais que fizeram faculdade e acreditam que o que sabem deve ser guardado ou que é melhor que a soma dos saberes dos outros.
Pessoalmente acredito que todo saber dever ser compartilhado e que não existem saberes mais ou menos importantes. O saber é sempre complementar.
Como Enfermeiro e responsável pela articulação entre os diversos profissionais, muitas vezes as decisões ficam centralizadas, por mais que tentemos mudar isso. Mudar esse papel ou essa dinâmica é cosia que exige tempo, pois é um processo histórico. Fomos formados para agira exatamente assim: guardar, centralizar informações e tomar decisões sozinhos.
Em Rio Negro temos uma situação que hoje é melhor. Mesmo considerando que temos, no caso da Equipe Urbana, muitos profissionais trabalhando ao mesmo tempo, conseguimos que não haja dificuldade de articulação. Quase todos sabem qual é o propósito e as metas que temos que atingir. E uma vez a roda posta em ação ela gira independente de ordens. E isso é uma coisa muito grande, importante e diferente do que acontece em muitos lugares do Brasil ou em diferente serviços.
Hoje estou de férias, mas o serviços continua sendo prestado a população, porque não é a minha falta que vai fazer tudo parar.
O programa saúde comunitária continua no ar na rádio comunitária e é muito estranho ouvi-lo sem participar. Mas dá um orgulho danado da Equipe que não deixa a peteca cair.
A Equipe, principalmente os ACS, são tão "sabidos", como diz Eymard Vasconcelos, e preparados que eles mesmo tomam iniciativas para resolver problemas e obstáculos do dia a dia. E isso é muito gostoso de ver.
Meus filhos, continuem assim, que papai adora ver seus filhos andando com as próprias pernas e ganhar o mundo.

Comentários

Visualizações de páginas da semana passada

contador de visitas


Postagens mais visitadas deste blog

PACIENTE, CLIENTE, USUÁRIO – QUEM SÃO ELES

O GRÃO DE FEIJÃO, ALICE E O SERVIÇO DE SAÚDE