MELHORAR A SAÚDE

Nesta época de eleições em todo canto do Brasil tem candidato dizendo que precisa melhorar a saúde, como se todo mundo não soubesse disso. Em Rio Negro isso não é diferente. Tem muitos candidatos dizendo que vão melhorar a saúde, mas será que sabem mesmo o que é saúde?
Se não sabem como podem dizer que vão melhorar? E mais, melhorar em que ou para quem?

Segundo o Ministério da Saúde até 85% dos problemas de saúde ou das doenças podem ser resolvidos na atenção básica.

Será que todas as pessoas que falam em melhorar a saúde sabem o que é atenção básica?

Se sabem como é que quando falam em melhorar a saúde só sabem falar em hospital, convênios, exames, medicações?

Melhorar a saúde é investir na atenção básica, na prevenção e na promoção de saúde. A grande maioria das pessoas, que não usam o SUS, desconhece que saúde não é o contrário de doença e vice versa. Poucas pessoas, e isso incluem até profissionais de saúde, sabem que existe diferença entre o que é saúde coletiva ou pública ou como se faz, e atendimento clínico, por exemplo. É por isso que muito profissionais e muitos políticos quando falam em saúde, em melhorar a saúde ou em investir em saúde acaba referindo-se sempre a atendimento médico, exames, medicações, como se fosse só isso.

Em Rio Negro temos um grande número de profissionais de saúde, coisa que só municípios grandes costumam ter e quase sempre insuficiente para atender toda demanda. Aqui podemos atender quase toda demanda com nossos profissionais. Temos Dentistas, Fisioterapeutas, Enfermeiros, Nutricionista, Assistentes Sociais, Profissional de Educação Física, Médicos, Fonoaudiólogo, Psicólogo e muitos outros. Ou seja, temos um bom número de servidores.

Será que todos os candidatos sabem disso?

Particularmente eu gostaria de ouvir um candidato, seja a prefeito ou a vereador dizer que precisamos investir na qualificação permanente destes servidores, que precisamos começar a atender com hora e dia marcados e que esses profissionais precisam fazer um serviço multiprofissional. Só isso já melhoraria muito o serviço de saúde e não custaria um centavo a mais do que já se gasta.

Mas saúde não se faz só com esses profissionais, tem o grupo de apoio, a retaguarda é muito importante. Precisamos qualificar os recepcionistas, motoristas, zeladores e todos. Todos podem e devem ser melhores, isso garante um serviço de qualidade para os usuários, que são as pessoas que pagam a conta, seja em forma de salários para os servidores seja para os eleitos.

Quando um candidato bater a sua porta fazendo mil promessas, pergunte a ele qual seu plano de trabalho. Pergunte quais suas metas. Pergunte se ele tem isso escrito, pois se não tiver é porque não é plano é só conversa.

A saúde ou qualquer outro setor não se melhora com discurso ou com boas intenções, mas com conhecimento, técnica e coragem de enfrentar pessoas que se julgam melhores do que os usuários, que é a razão de existência de todos nós.

Outra coisa muito importante: saúde coletiva pode ser quase tudo, em determinadas circunstâncias, por isso melhorar a circulação das ruas e calçadas é investir em saúde, melhorar a coleta de lixo, melhorar a alimentação das escolas públicas ou proibir a venda de doces e refrigerantes no intervalo é investir em saúde, investir na agricultura e em empresas limpas que não causa prejuízo ao meio ambiente, coibir o corte de árvores e o desmatamento é investir em saúde. Então minha amiga e meu amigo usuários do SUS, se seu candidato só sabe dizer que vai melhorar a saúde investindo em contratação de médicos ou fazendo convênios com hospitais, saiba que ele pouco ou nada sabe da verdadeira saúde. No máximo ele está falando de doenças, e doença não é o mesmo que saúde.

Pense bem antes de votar, pois tudo isso que foi dito neste texto depende dos políticos. Se escolher mau agora vamos todos sofrer depois.

Comentários

Visualizações de páginas da semana passada

contador de visitas


Postagens mais visitadas deste blog

PACIENTE, CLIENTE, USUÁRIO – QUEM SÃO ELES

O GRÃO DE FEIJÃO, ALICE E O SERVIÇO DE SAÚDE