BRASIL LIVRE DE RUBÉOLA

O Ministério da Saúde, atraves do site BRASIL LIVRE DA RUBÉOLA, publicou 3 fotos de nossa campanha em Rio Negro. Para ver as fotos no site do Ministério

http://www.brasillivredarubeola.com.br/divulgacao_secretaria_interna.php?id=435

Além destas fotos, o texto abaixo foi publicado na página do Ministério da Saúde.

Nossa campanha contra rubéola começou dia 23 de agosto no rádio e dia 25 iniciou a vacinação nas fazendas, sítios e chácaras de Rio Negro. Realizamos junto com a vacinação contra poliomielite e conseguimos bons resultados.

O segundo momento foi vacinar no Centro de Saúde, bairros. Em seguidas começamos a vacinar em eventos especiais, como a Semana de Aleitamento Materno e nas festas em escolas e no salão paroquial.

No segundo dia D vacinamos, além do centro de saúde, no comércio: bares, supermercados, farmácias, ruas, balneário e no baile que houve durante a noite.

Para dia 8 de setembro está programado um “pente fino”: vamos reunir o pessoal da Equipe de Saúde da Família da área urbana e passar de casa em casa verificando quem ainda não tomou a vacinar e oferecendo a oportunidade de vacinar, se assim quiserem.

Nossa campanha conta com um forte aparato de mídia: cartazes, panfletos, boca-a-boca e principalmente o trabalho a rádio comunitária, onde temos um programa semanal chamado SAÚDE COMUNITÁRIA. Utilizamos esse programa para divulgar a vacinação, esclarecer sobre a doença, os possíveis efeitos colaterais e principalmente o efeito da não vacinação.

Para ouvir nosso programa de rádio acesse:

http://www.podcast1.com.br/canal.php?codigo_canal=1292
Nossa campanha também pode ser visualizada em nosso blog:

http://psfequipeurbanams.blogspot.com/

Algumas pessoas têm criticado nossa iniciativa em vacinar nos bares, festas e no balneário. Em principio também somos contra esse tipo de iniciativa, pois pode causar dependência nas pessoas que inadvertidamente podem ficar esperando em casa as próximas campanhas. No entanto é preciso pensar que essa é uma situação especial: pessoas entre 20 e 39 anos geralmente não recebem vacinas. Culturalmente são cidadão e cidadãs em plena forma física e se consideram imunes a doenças. Como não têm o hábito de vir ao serviço de saúde e principalmente de receber vacinas, é natural que tenham uma maior resistência e por isso nosso maior esforço.

Além destas razões é preciso frisar que somos parte de um Sistema que engloba UNIÃO, ESTADO E MUNICÍPIO. Ao Ministério da Saúde ficou a normalização e apoio técnico, o mesmo pode se dizer do estado e ao município o trabalho da ponta, ou seja, executar o que foi decidido. Pode ser injusto e até inconveniente ter que executar uma decisão tomada em Brasília, porém é preciso compreender que há suas razões para ser assim. Não nos cabe rebelar contra uma decisão tão importante que pode afetar a vida de tanta gente.

É verdade que passamos o dia todo, sábado dia 30 de agosto, para vacinar 10 pessoas no centro de saúde. Nas ruas vacinamos outras 40 e na festa, a noite 30. Se consideramos os gastos são poucas pessoas vacinadas, mas se pensarmos que essas 100 pessoas estarão livres de pegar rubéola e de transmitir para gestantes e assim evitar que crianças venha nascer com a síndrome da rubéola congénita. Se pensarmos só nisto, então terá sido válido nosso esforço. Uma criança que evitarmos nascer com essa doença já compensa todo nosso esforço e todo gasto financeiro.

Por sorte nossa equipe está muito consciente disto e disposta a continuar trabalhando para que em Rio Negro nenhuma criança mais tenha essa síndrome.

Comentários

Visualizações de páginas da semana passada

contador de visitas


Postagens mais visitadas deste blog

PACIENTE, CLIENTE, USUÁRIO – QUEM SÃO ELES

O GRÃO DE FEIJÃO, ALICE E O SERVIÇO DE SAÚDE