O TRABALHO EDUCATIVO DO ACS EM RIO NEGRO NO PROGRAMA DE HIPERDIA











Este projeto foi escolhido para ser apresentado em Brasilia na III mostra nacional em produção em saúde da família no mês de agosto,foram mais de 1800 projetos inscritos e apenas 200 selecionados.É uma grande conquista nossa,os agentes comunitários de saúde e o primeiro projeto elaborado e escrito por nós. O qual segue abaixo:

Introdução

Este trabalho é desenvolvido no municipo de Rio Negro-ms, situado a 150 quilômetros de Campo Grande, com intuito de aproximar o ACS – Agente Comunitário de Saúde da população e dos profissionais de saúde e assim contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas portadoras de HA (hipertensão arterial) e diabetes.

O programa hiperdia existe na grade de programas do governo, no entanto, em nosso município foi adequado para melhor atender nossa população em sua realidade e a luz da Educação Popular de cunho freiriano. Utilizamos dinâmicas de grupo, bate-papo, acolhimento, demonstração de afeto, inclusive fisicamente.

No inicio encontramos muitas barreiras com a própria comunidade em aceitar as reuniões, hoje temos uma grande participação e um aproveitamento muito bom, apesar dos resultados serem muito siguinificativos, ainda teremos muito trabalho para chegar a índices ideais e satisfatórios.


Objetivo

Melhorar a qualidade de vida dos usuários.
Promover saúde.
Melhorar a auto-estima.
Despertar o interesse a responsabilidade por si mesmo.
Demonstrar a importância do tratamento e acompanhamento.
Conscientizar o ACS de seu papel educativo nos programa de saúde.


Metodologia

Para que as reuniões sejam realizadas são necessários que cada membro da equipe desenvolva sua parte, a nós, agentes, compete a responsabilidade de convidar e relembrar os usuários de sua área, informar-lhes o dia, hora e local. O agente também elabora uma dinâmica de grupo que é realizada logo após os procedimentos coletivos.
Os encontros acontecem em cinco diferentes áreas da cidade, Em alguns locais, como o centro, participam mais de um ACS, em outras, como Cohab dois é realizado com apenas um.
A reunião é dividida em duas partes: procedimento coletivo e bate-papo.
A primeira parte consiste em medir, pesar, ouvir queixas e verificar a pressão dos usuários. Nesta parte os ACS colaboraram realizando anotações na fica de controle e no cartão de controle dos Usuários. Em determinadas reuniões, principalmente nas que acontecem em áreas mais populosas os ACS também colaboram vendo o peso e a altura. Na segunda parte, ou seja, a parte educativa da reunião, os ACS contribuem realizando a dinâmica de grupo. Cada encontro um ACS diferente elabora a dinâmica e apresenta em seu grupo. Em seguida, quando os usuários já estão a vontade é realizado um bate-papo sobre diversos assuntos. Cada reunião é um diferente. Algumas vezes não se fala em doenças ou em controle de medicações e apenas cantamos ou falamos de assuntos corriqueiros. Nesta parte da reunião todos participam sem distinção de servidores ou de usuários.
A contribuição dos ACS estende-se também no preparo da sala, transporte de equipamento utilizado na reunião e na organização geral.
Ao final da reunião pedido de glicemia capilar pelo enfermeiro, para que o resultado seja entregue na próxima reunião.
No final da reunião entregamos medicação mediante cartão de acompanhamento e agendamos novo encontro.


Resultados Alcançados

Modificações Observadas Após a Realização da Experiência.

No inicio das reuniões participavam poucos, com persistência e algumas modificações no programa fomos nos adequando.
Hoje temos uma grande participação de usuários;
Melhorou a relação dos ACS com a Equipe;
Melhorou a relação dos Usuários com os ACS e a Equipe;
Dinamizou o trabalho dos ACS, que deixaram de apenas fazer visitas domiciliares e passou a integrar mais e melhor a ESF.

Lições Aprendidas com a Experiência

Aprendemos que o trabalho que realizamos com a comunidade é importante, pois desperta mais valor devido a participação dos usuários e parcerias com outras entidades; Com esse trabalho todos descobriram a importância de conhecer seus direitos e deveres dentro da sociedade e em relação as sua saúde e dos outros;
Um trabalho crítico, como o que fazemos contribuir para que o usuário tenha um melhor participação e que cobre qualidade dos serviços oferecidos;
O vinculo conquistado com a comunidade é um fato que deu maior motivação em nosso trabalho;
Onde desenvolvemos as atividades educativas existe uma melhorando da auto-estima dos usuários. Eles passam a cuidar seriamente de sua saúde, e acreditando no trabalho do agente de saúde;
A experiência que vivemos nesses dez anos de trabalho mostrou que a humanização das relações é muito importante. No inicio havia muitas barreiras, mas aos poucos vamos mostrando ao usuario a importância do programa saúde da família, que a pessoa deve se cuidar e colaborar com seus familiares dividindo a responsabilidade entre profissional e usuario, trabalhando em parceria, recuperação com certeza é um sucesso.
A convivência do trabalho em grupo ensina a respeitar o espaço de cada ser humano, limite e o melhor de tudo ganhamos a confiança no trabalho juntamente com toda a equipe. Promover a educação em Saúde permanente é mobilização comunitária visando prevenção e melhor qualidade de vida.
A integração da equipe nos trabalhos realizados na comunidade, fácil acesso a materiais para pesquisas de dinâmicas, confiança dos participantes para com a equipe, diferentes locais para que as pessoas tenham facilidade no acesso, vinculo criado com os participantes.Tudo isso facilita nosso trabalho,ajudando a oferecer um serviço de qualidade.O que dificuldades são as conquista de novos participantes,falta de locais adequados para a realização das reuniões,desinteresse das autoridades em ajudar a equipe no momento de elaborar políticas de prevenção,continuidade dos trabalhos quando ocorre a troca de coordenadores/supervisores.

Recomendações

O trabalho que fazemos no grupo de hiperdia,pode ser utilizado em outros locais de trabalho,onde a idéia é dinamizar,facilitando a integração dos participantes e ter um melhor aproveitamento,visando dar o melhor de todos em busca de um único objetivo,que oferecer um serviço de qualidade a todos os usuários.
As nossas atividades são direcionadas a humanização, ajudando a si proteger-se melhor, saber onde procurar ajuda para os problemas existentes,valorizar sua vida e colaborar com os trabalhos realizados junto a comunidade.
È importante organizar um planejamento anual de todas as atividades a serem realizadas e tentando adequar de acordo com a realidade de cada população.

Comentários

Visualizações de páginas da semana passada

contador de visitas


Postagens mais visitadas deste blog

PACIENTE, CLIENTE, USUÁRIO – QUEM SÃO ELES

O GRÃO DE FEIJÃO, ALICE E O SERVIÇO DE SAÚDE