RESUMO FOTOGRÁFICO DO DIA-A-DIA DE UMA EQUIPE DE PSF

Nesta postagem fizemos um resumo dos últimos 60 dias de atividades da Equipe.

VISITAS DOMICILIARES

As demandas criadas pelo projeto Viva Rio Negro estão me afastando das visitas domiciliares. Mas sempre que possível gosto de fazer pessoalmente as visitas. Mas quando isso não é possível o Enfermeiro Paulo e a Auxiliar de Enfermagem Elizete tem feito as visitas. Na verdade com a Assistência do Paulo, contratado para Auxiliar no desenvolvimento do Projeto, temos aumentado muito o numero de visitas do Enfermeiro, sobretudo nos caso onde ela é fundamental. Temos um programa especial de visitas para um publico selecionado que precisa desta modalidade de cuidado.



ATUALIZAÇÕES DA EQUIPE
As atividades de aprimoramento da equipe é uma preocupação constante. No entanto não conseguimos tempo suficiente para todas as atualizações necessárias. Porém não fazemos disto uma desculpa. Procuramos aprender constantemente no próprio dia-a-dia. Nossas atividades, procedimentos e reuniões são encaradas como momento de aprendizagem e ao mesmo tempo momentos de educação em saúde.




TERAPIA OCUPACIONAL
Todas as quintas-feiras acontece as reuniões do Projeto Costurando Saber. Agora as reuniões são na Tenda Paulo Freire, mas começamos estes encontros em baixo do pé de limão. Hoje temo um bom público se beneficiando das reuniões. Temos também um bom orçamento, que vai durar até dezembro. Mesmo assim já estamos buscando formas alternativas de financiamento do projeto em 2009. As fotos foram tiradas durante as comemorações dos dias das mães.



INAUGURAÇÃO DA TENDA PAULO FREIRE
Em 2007 realizamos uma festa junina para arrecadar fundos para construção da tenda Paulo Freire. O dinheiro não foi suficiente para toda obra, mas a Secretaria de Saúde bancou o que faltava e a Secretaria de Obras forneceu a mão de obra. As fotos abaixo foram tirada durante a inauguração no dia 9 de maio de 2008.






SAÚDE DA CRIANÇA
As fotos abaixo retratam as atividades desenvolvidas no centro de educação infantil e nas duas pré-escolas de Rio Negro. Uma vez por mês visitamos estes estabelecimentos para verificar o crescimento e o desenvolvimento psicomotor das crianças. Nestas oportunidades verificamos também a saúde do servidores destes locais.
PRÉ-ESCOLA SANTA FÉ



CHEPEUZINHO VERMELHO





CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL




SAÚDE COMUNITÁRIA
O programa Saúde Comunitária, realizado na Rádio FM Comunitária Rio Negro, está entrando no seu terceiro ano de existência. O gratificante é que cada ano tem novidade e cada vez mais gente se envolve com sua produção. Além do programa na rádio temos o Podcast que é ouvido atualmente por 212 pessoas por semana em todo Brasil.




REUNIÃO SAÚDE DA MULHER
O atendimento a mulher sofreu algumas mudanças para melhor atender. Todas as semanas tem reunião onde são discutidos de forma simples e discretas os problemas da saúde feminina.



ENSAIO SOBRE BENZOATO DE BENZILA
Abaixo estão alguma fotos realizadas para um material educativo sobre tratamento com benzoato de benzila. A modelo é uma usuária que cedeu sua imagem sem problemas. A primeira atividade a utilizar as fotos foi no Centro de Educação Infantil e fez bastante sucesso.
LAR DOS IDOSOS
Essas fotos são de nossa ultima visita ao lar do idosos. Uma vez por mes estamos atendendo neste local. Recentemente descobrimos que lá tem muitos violeiros de talento.



ALIMENTAÇÃO
Encontro para debater alimentação saudavel na Escola Leontino.




HIPERDIA
Reuniões semanais em diversos locais de Rio Negro.
SANTA FÉ


NOVO HORIZONTE



COHAB 2


CENTRO CATEQUÉTICO


GRUPO DO PESO
Reunião mensal com pessoas acima do peso que desejam perder uns quilos.


ENCONTRO DE GESTANTES
Reunião Semanal realizada em parceria com a Igreja Católica e o Serviço Social.




RASTREAMENTO HIPERTENSIVO




EXERCÍCIOS FÍSICOS
No ultimo dia 23 de abril começaram as atividades físicas do projeto VIVA RIO NEGRO. Tivemos muita dificuldade para contratar uma profissional de Educação Física, mas agora já estamos a todo vapor. Nossa meta é tornar rotina a pratica de exercicios físicos em nossa cidade.
Atualmente estamos ofereceno ginastica no ginásio de esporte duas vezes por semana, alongamento no centro saúde 4 vezes por semana e caminhadas 2 vezes na samana. Além destas atividaes ainda temos exercicios nos diversos grupos educativos da ESF Urbana.






DELEGACIA
Realizamos atendimento na cadeia municipal. Atualmente estamos sem delegado, o que tem dificultado os trabalho, uma vez que os presos não podem sair da cela.


BIBLIOTECA AMBULANTE NO CENTRO DE SAÚDE
O projeto da biblioteca ambulante é muito interessante, pois leva os livros até onde as pessoas estão. Finalmente depois de muito esperar recebemos a visita da biblioteca. E os Usuário do SUS gostaram da novidade.



REUNIÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS COM O PREFEITO
Os ACS reunirão com o Prefeito para tratar da efetivação da categoria. Reinvindição antiga dos profissionais.
INÍCIO DA CAMPANHA DE RASTREAMENTO HIPERTENSIVO
Os ACS começaram a colar os cartazes e a distribuir panfletos e folder sobre hipertensão. Essa é mais uma etapa do Projeto VIVA RIO NEGRO.

VACINAÇÃO EM DOMICILIO

"os velhos jogam dama na praça
professores de tudo que é dor
fingindo não ver a falta que faz sentir um grande amor"
(Leo Jaime)
Durante os meses de divulgação de casos de febre amarela realizamos vacinação domiciliar.

Comentários

Anônimo disse…
Such a nice blog. I hope you will create another post like this.
Poliana disse…
Que trabalho incrível, faz repensar e refletir sobre a qualidade dos serviços de saúde que hoje são disponíveis, bem como o conjunto de profissionais existentes.
Anônimo disse…
E o medico, onde esta??? Acho legal a iniciativa, mas nao é possível admitir, em pleno século 21, assistência de saude sem medicos. As iniciativas de promoção de saude sao todas validas, mas essas pessoas merecem ter suas doenças diagnosticadas apropriadamente. Sao por acaso, cidadãos de terceira categoria?
Olá Anônimo. Por acaso acha que esse trabalho mostrado trata as pessoas como cidadão de terceira classe? Não estavam doentes ou precisando de diagnóstico de doenças. Muitas estavam sadias e outras já tinha diagnósticos. Acho que o Médico pode mais do que simplesmente fazer diagnóstico de doenças ou dar remédios. E acredito que não deveriam olhar para as pessoas e ver apenas doenças. O Médico, neste caso, estava no consultário com o ar condicionado ligado esperando que o doente lhe batesse na porta. E, infelizmente, é isso que a maioria dos médicos fazem no dia-a-dia do PSF, embora o PSF não seja para esse tipo de profissional.

Visualizações de páginas da semana passada

contador de visitas


Postagens mais visitadas deste blog

PACIENTE, CLIENTE, USUÁRIO – QUEM SÃO ELES

O GRÃO DE FEIJÃO, ALICE E O SERVIÇO DE SAÚDE