PROMOÇÃO DE SAÚDE NO DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Promoção de saúde não se faz com Enfermeiros, não se faz com médicos.

Promoção de saúde não se faz fisioterapeuta, não se faz fonoaudiólogo, não se faz com psicólogo, nem com Auxiliar de Enfermagem ou com Agentes Comunitários de Saúde, por melhores que sejam todos eles.

Não se promove saúde da população com medicações, nem com exames ou com hospital, por melhor que eles sejam.

Não se faz promoção de saúde para gente...parece estranho, mas é verdade. Não se faz promoção de saúde para os usuários do SUS. Por melhores que sejam os profissionais de saúde de uma Secretaria...eles não podem fazer promoção de saúde para ninguém...Bons profissionais de saúde podem cuidar de doentes podem até curar dores e feridas...podem até prevenir doenças...mas não podem fazer promoção de saúde para ninguém...

E sabe porque não se pode promover saúde para os outros¿ Porque saúde só se promove com e nunca para...Promoção de saúde é o objetivo maior das políticas de saúde do SUS – Sistema Único de Saúde, mas só se consegue promover saúde através do encontro. Se não existir o encontro entre os profissionais e a comunidade não vai existir promoção de saúde. Os profissionais de saúde podem ajudar a promover saúde com os usuários, com os professores, com o Secretaria de Saúde, com o Prefeito e principalmente com a comunidade, mas jamais pode fazer por eles.

Só se promove saúde com as pessoas...e só se promove saúde com uma população organizada e interessada, com servidores estimulados e compromissados com sua missão.

A saúde depende de vários fatores, muitos deles não são de exclusiva preocupação dos profissionais da saúde. Alguns exemplos: Quem não tem boa educação não tem saúde, quem não tem emprego e salário digno não tem saúde, quem não tem moradia confortável com água encanada e energia elétrica não tem saúde, quem não pode desfrutar de lazer não tem saúde. E todas essas coisas não são conseguidas através de consultas médicas ou de reuniões de grupo. Não se escreve nas receitas: trabalhar 8 horas por dia e desfrutar de lazer nos fins de semana, ou aprender a ler poesia e cantar no chuveiro. Mas essas são receitas que poderiam curar muita gente.

Hoje estamos comemorando o dia mundial da saúde, que de fato foi dia 7, segunda feira. O tema é: os efeitos das mudanças climáticas nas condições de saúde. E aí tenho que chamar atenção para esse fato: estamos maltratando muito nosso meio ambiente. E sem o equilíbrio ambiental não se pode promover saúde, não se pode nem prevenir doença ou curar as que já existem. Não se pode garantir a vida sem garantir a saúde de nosso planeta. Cuidar das águas, dos rios, das nascentes, árvores, ar e do solo é cuidar de nossa saúde e da saúde de todos. Então pode se dizer que cuidar do planeta é promover saúde. Qualquer um que evite jogar lixo no chão, esgoto na rede de águas pluviais, fazer queimada, cortar árvore, está contribuindo para saúde de toda comunidade.

Hoje estamos promovendo saúde em Rio Negro, porque para realizar esse evento foi preciso unir forças: Secretaria de Saúde e seus departamentos, Secretaria de Educação e suas escolas e demais setores, Escolas Estaduais, Secretaria de Assistência Social, Colaboração da Secretaria de Obras, Rádio Comunitária, Entidades Sociais. Todos se uniram para que esse momento existisse.

Temos muitos resultados positivos para apresentar e muitos sérvios para oferecer, mas o mais importante é fazer deste momento um ponto de partida...que do dia Mundial da Saúde em Rio Negro seja o ponto de partida para novas e melhores atividades de promoção de saúde e não o ponto de chegada.

Muito obrigado aos colaboradores e aos usuários do SUS aqui presentes, as autoridades, ao Secretario de Saúde o Prefeito e todos.

Comentários

Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Visualizações de páginas da semana passada

contador de visitas


Postagens mais visitadas deste blog

PACIENTE, CLIENTE, USUÁRIO – QUEM SÃO ELES

O GRÃO DE FEIJÃO, ALICE E O SERVIÇO DE SAÚDE