10 dezembro, 2007

DEZEMBRO - MÊS DE AVALIAÇÕES

Para começar as avaliações de fim de ano estamos postando observações realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde em janeiro deste ano. São duas observações, sendo que a primeira é sobre visita domiciliar. Realizamos um questionário onde cada um fazia a própria avaliação sobre o seu trabalho. Esse material foi utilizado em reunião de aperfeiçoamento posterior.
A segunda observação é sobre o trabalho desenvolvido no município e uma projeção para o ano. estas observações estarão em postarem posterior.
O trabalho do agente

O QUE E VISITA A DOMICILIAR?

Enio:

A visita é o trabalho do Agente de Saúde. Visitar as residências do seu setor no mínimo 1 vez por mês.

Jucilene:

Sem resposta.

Marivone:

As primeiras visitas que o ACS faz, deve ser preenchida uma ficha por família.

Luiz Carlos:

Visita domiciliar é a visita feita pelo ACS diariamente nas casas dos moradores na nossa microareas, trabalhando em prol da saúde da nossa comunidade.

Junior:

A visita domiciliar é o trabalho do ACS. Fazer visitas é muito mais que colher assinaturas e entrevistar pessoas. É saber realmente o que as pessoas sentem.

Ademar:

A visita domiciliar é uma forma do ACS (Agente comunitário de saúde) e outros profissionais do PSF (programa saúde da família), de trocar informações com a comunidade, criando assim um vinculo com ela. Com isso identificando seus principais problemas, tentar solucionar juntos. Não as deixando dependente, mostrando que elas próprias podem lutar por uma vida mais saudável e justa.


COMO DEVE SER FEITA A VISITA DOMICILIAR?


Enio:

Deve ser feito com atenção, com muito jeito, com muita conversa e muito carinho pra ganhar a confiança do morador.


Jucilene:

Visitando os moradores de seu setor passando pelo menos 1 vez na casa deles por mês e nos casos mais críticos fazer o necessário. E sempre manter a ética profissional.


Marivone:

Ser amável, atenciosa respeitar ao mesmo tempo, seguro bastante para convencer sobre a importância do trabalho. Porém jamais emite comentários pessoais sobre as respostas dadas


Luiz Carlos:

Deve ser feito todos os dias, trabalhando prevenção e promoção da saúde da nossa comunidade, porque o nosso alvo principal é a comunidade, trabalhar sempre no objetivo de ligações entre a comunidade e o P.S.F.


Junior:

Sem resposta


Ademar:

As visitas estão sendo feitas de maneira eficaz, acredito eu, pois há uma grande aceitação dos moradores, visto isso com grande numero nas ações desenvolvidas pelo PSF.


COMO ESTA SENDO FEITA A VISITA DOMICILIAR?

Enio:

Sem resposta.

Jucilene:

Visitando todos as residências e orientando-os com os medicamentos, olhando as carteiras de vacina das crianças e dos adultos e as carteirinhas dos que tomam medicamento controlado.


Marivone:

Normalmente a identificação dessas áreas, pessoas ou famílias que precisam de atenção especial, e importante identificar as microáreas de risco. Fazer prevenção com vacinação preventiva, levando todas as informações corretas sobre uma saúde Saudável.

Luiz Carlos:

Sem resposta.

Junior:

Sem resposta.

Ademar:

A visita deve ser feita com calma, aonde o agente, vai aos poucos conquistando a confiança das famílias, se tornando uma peça fundamental, na vida delas. Poderia ser melhor se não fosse as constantes mudanças de enfermeiro, mudando assim as ideias, e as maneiras de trabalhar. Contudo acredito que ainda vai melhorar.


ESTOU REALMENTE FAZENDO VISITAS OU COLHENDO ASSINATURAS?


Enio:

Sim. Fazendo visitas com certeza e também colhendo assinatura dos moradores pra ter certeza que eu passei naquela residência.
A visita não é só assinatura do morador e conversar com a pessoa olhar o quintal carteirinha de adultos e crianças ou gestante sem fim o agente faz orientação e prevenção.


Jucilene:

Estou fazendo visitas e levando o conhecimento do que eu aprendi, nessas visitas os moradores sempre gostam de ser ouvido, falar sobre seus problemas e quase sempre você acaba se envolvendo para tentar ajudar.
Nessas visitas eu aprendi muitas coisas: ser prestativa, responsável, humilde etc.

Marivone:

Visitando sim passando dados, as informações corretas e recolhendo as assinaturas das pessoas que esta na residências.


Luiz Carlos:

Estou fazendo visita realmente por que a comunidade anda doente e precisa do meu apoio, como agente de saúde orientando e encaminhando, prevenindo e promovendo a saúde da comunidade e concientizando sobre a dengue, tuberculose, hanseníase, pressão alta, diabete, gestantes, vacinas, etc.

Junior:

Estou fazendo visitas porque é o meu trabalho e trabalhar em função da comunidade é o compromisso assumido por mim enquanto agente. A visita é feita mensalmente.


Ademar:

As assinaturas dos moradores e uma simples maneira de controlar o numero de nossas visitas, e não deve ser encarada como, primeira e única ação desenvolvida pelos ACS dentro das casas dos moradores.


OUTRAS OBSERVAÇÕES:

Junior:

Ser ACS é desenvolver realmente o trabalho e trabalhar de acordo com a realidade das pessoas. Partir da realidade delas para transformar para melhor a qualidade de vida.
Um dos objetivos maior do trabalho é a prevenção e ela é a solução dos nossos problemas. Ser agente é trabalhar em equipe. Será que estamos mesmo trabalhando em equipe? Tudo é um ato de serviço. Os agentes comunitários de saúde sempre são vistos como pessoas que não trabalham. Porque será? Será porque eles não resolvem problemas; será por que não atende paciente no consultório; será por que não extrai dente; será por que quando você repassa um problema que não é sua função resolver os responsáveis não resolvem? Ser agente de saúde é conviver com um monte de coisa que nem é a nossa função. E quem leva o nome de que não trabalha sempre é o agente porque nos estamos lá no campo, faça chuva ou sol nós estamos lá.

Nenhum comentário: