DEZEMBRO - MÊS DE AVALIAÇÕES

Para começar as avaliações de fim de ano estamos postando observações realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde em janeiro deste ano. São duas observações, sendo que a primeira é sobre visita domiciliar. Realizamos um questionário onde cada um fazia a própria avaliação sobre o seu trabalho. Esse material foi utilizado em reunião de aperfeiçoamento posterior.
A segunda observação é sobre o trabalho desenvolvido no município e uma projeção para o ano. estas observações estarão em postarem posterior.
O trabalho do agente

O QUE E VISITA A DOMICILIAR?

Enio:

A visita é o trabalho do Agente de Saúde. Visitar as residências do seu setor no mínimo 1 vez por mês.

Jucilene:

Sem resposta.

Marivone:

As primeiras visitas que o ACS faz, deve ser preenchida uma ficha por família.

Luiz Carlos:

Visita domiciliar é a visita feita pelo ACS diariamente nas casas dos moradores na nossa microareas, trabalhando em prol da saúde da nossa comunidade.

Junior:

A visita domiciliar é o trabalho do ACS. Fazer visitas é muito mais que colher assinaturas e entrevistar pessoas. É saber realmente o que as pessoas sentem.

Ademar:

A visita domiciliar é uma forma do ACS (Agente comunitário de saúde) e outros profissionais do PSF (programa saúde da família), de trocar informações com a comunidade, criando assim um vinculo com ela. Com isso identificando seus principais problemas, tentar solucionar juntos. Não as deixando dependente, mostrando que elas próprias podem lutar por uma vida mais saudável e justa.


COMO DEVE SER FEITA A VISITA DOMICILIAR?


Enio:

Deve ser feito com atenção, com muito jeito, com muita conversa e muito carinho pra ganhar a confiança do morador.


Jucilene:

Visitando os moradores de seu setor passando pelo menos 1 vez na casa deles por mês e nos casos mais críticos fazer o necessário. E sempre manter a ética profissional.


Marivone:

Ser amável, atenciosa respeitar ao mesmo tempo, seguro bastante para convencer sobre a importância do trabalho. Porém jamais emite comentários pessoais sobre as respostas dadas


Luiz Carlos:

Deve ser feito todos os dias, trabalhando prevenção e promoção da saúde da nossa comunidade, porque o nosso alvo principal é a comunidade, trabalhar sempre no objetivo de ligações entre a comunidade e o P.S.F.


Junior:

Sem resposta


Ademar:

As visitas estão sendo feitas de maneira eficaz, acredito eu, pois há uma grande aceitação dos moradores, visto isso com grande numero nas ações desenvolvidas pelo PSF.


COMO ESTA SENDO FEITA A VISITA DOMICILIAR?

Enio:

Sem resposta.

Jucilene:

Visitando todos as residências e orientando-os com os medicamentos, olhando as carteiras de vacina das crianças e dos adultos e as carteirinhas dos que tomam medicamento controlado.


Marivone:

Normalmente a identificação dessas áreas, pessoas ou famílias que precisam de atenção especial, e importante identificar as microáreas de risco. Fazer prevenção com vacinação preventiva, levando todas as informações corretas sobre uma saúde Saudável.

Luiz Carlos:

Sem resposta.

Junior:

Sem resposta.

Ademar:

A visita deve ser feita com calma, aonde o agente, vai aos poucos conquistando a confiança das famílias, se tornando uma peça fundamental, na vida delas. Poderia ser melhor se não fosse as constantes mudanças de enfermeiro, mudando assim as ideias, e as maneiras de trabalhar. Contudo acredito que ainda vai melhorar.


ESTOU REALMENTE FAZENDO VISITAS OU COLHENDO ASSINATURAS?


Enio:

Sim. Fazendo visitas com certeza e também colhendo assinatura dos moradores pra ter certeza que eu passei naquela residência.
A visita não é só assinatura do morador e conversar com a pessoa olhar o quintal carteirinha de adultos e crianças ou gestante sem fim o agente faz orientação e prevenção.


Jucilene:

Estou fazendo visitas e levando o conhecimento do que eu aprendi, nessas visitas os moradores sempre gostam de ser ouvido, falar sobre seus problemas e quase sempre você acaba se envolvendo para tentar ajudar.
Nessas visitas eu aprendi muitas coisas: ser prestativa, responsável, humilde etc.

Marivone:

Visitando sim passando dados, as informações corretas e recolhendo as assinaturas das pessoas que esta na residências.


Luiz Carlos:

Estou fazendo visita realmente por que a comunidade anda doente e precisa do meu apoio, como agente de saúde orientando e encaminhando, prevenindo e promovendo a saúde da comunidade e concientizando sobre a dengue, tuberculose, hanseníase, pressão alta, diabete, gestantes, vacinas, etc.

Junior:

Estou fazendo visitas porque é o meu trabalho e trabalhar em função da comunidade é o compromisso assumido por mim enquanto agente. A visita é feita mensalmente.


Ademar:

As assinaturas dos moradores e uma simples maneira de controlar o numero de nossas visitas, e não deve ser encarada como, primeira e única ação desenvolvida pelos ACS dentro das casas dos moradores.


OUTRAS OBSERVAÇÕES:

Junior:

Ser ACS é desenvolver realmente o trabalho e trabalhar de acordo com a realidade das pessoas. Partir da realidade delas para transformar para melhor a qualidade de vida.
Um dos objetivos maior do trabalho é a prevenção e ela é a solução dos nossos problemas. Ser agente é trabalhar em equipe. Será que estamos mesmo trabalhando em equipe? Tudo é um ato de serviço. Os agentes comunitários de saúde sempre são vistos como pessoas que não trabalham. Porque será? Será porque eles não resolvem problemas; será por que não atende paciente no consultório; será por que não extrai dente; será por que quando você repassa um problema que não é sua função resolver os responsáveis não resolvem? Ser agente de saúde é conviver com um monte de coisa que nem é a nossa função. E quem leva o nome de que não trabalha sempre é o agente porque nos estamos lá no campo, faça chuva ou sol nós estamos lá.

Comentários

Visualizações de páginas da semana passada

contador de visitas


Postagens mais visitadas deste blog

PACIENTE, CLIENTE, USUÁRIO – QUEM SÃO ELES

O GRÃO DE FEIJÃO, ALICE E O SERVIÇO DE SAÚDE