19 novembro, 2007

RELATÓRIO DETECÇÃO DE TUBERCULOSE

DADOS ENCONTRADOS

Entre os dias 8 e 24 de outrubro de 2007 foi realizado a segunda companha de detecção de tuberculose em Rio Negro.

A campanha consistiu das seguintes etapas:
· Distribuição de cartazes;
· Campanha de rádio;
· Visitas domiciliares;
· Blitz de Rua.


Durante o período de campanha foram identificados 14 sintomáticos respiratórios, sendo oferecido exame para todos.
Os sintomáticos foram identificados principalmente durante as visitas domiciliares. Durantes os dias de campanha foram realizadas aproximadamente 490 visitas domiciliares. Isso mostra que foram encontras 3% de sintomáticos respiratórios com 3 semanas ou mais de tosse com escarro.
Durante a blitz de rua, que durou 3 horas foram atendidos 51 pessoas, não sendo detectado nenhum sintomático. Porém encontramos pessoas com obsidade e hipertensão.
Neste período foram distribuídos cartazes, que ficaram fixos durante 30 dias. Foram realizados 3 programas de rádio com o tema e spots durante toda programação da rádio. Os spots de Tuberculose e Hanseníase são permanentes no programa de rádio.

CONSIDERAÇÕES

Logo após a avaliação estadual o programa de Tuberculose do Município de Rio Negro foi iniciado a busca ativa de sintomáticos respiratórios. O PSF da área urbana tem se esforçado para cumprir a meta de pedido de exames, no entanto o Laboratório da unidade ainda não está realizando os testes.
Médicos e equipe rural foram instruídos dos novos procedimentos, no entanto ainda não foram detectados alterações nos procedimentos.

Fotos podem ser visualizadas em: http://psfequipeurbanams.blogspot.com
Os programas de rádio podem ser ouvidos em: http://www.podcast1.com.br/canal.php?codigo_canal=1292

Nenhum comentário: