09 outubro, 2007

O POVO DO SUS - Dona Lenira

LENIRA JOSÉ FERREIRA TEM 61 ANOS. NASCEU EM QUANTRO DE NOVEMBRO DE MIL NOVECENTOS E QUARENTA E CINCO EM RIO NEGRO, MATO GROSSO DO SUL.
LENIRA COMEÇOU A TRABALHAR NA SECRETARIA DE SAÚDE COMO ATENDENTE DE ENFERMAGEM EM 1971 E TRABALHOU POR 30 ANOS, MUITAS VEZES LENIRA ERA A ÚNICA NO SERVIÇO E TINHA QUE ACUMULAR AS FUNÇÕES DE FAZER PONTOS, CURATIVOS, AUXILIAR DENTISTAS E MUITO MAIS.
CUIDAR PARECE QUE ERA UMA ATIVIDADE DE FAMÍLIA. SEU PAI, ANTONIO JOSÉ TEODORO DO ESPÍRITO SANTO FERREIRA FOI DURANTE MUITO TEMPO O ÚNICO CUIDADOR DA CIDADE, ISSO NOS ANOS SESSENTA. FOI TAMBÉM VEREADOR E HOJE É NOME DE RUA NA COHAB DOIS.
MAS VOLTANDO A DONA LENIRA FOI A PRIMEIRA VACINADORA DE BCG EM RIO NEGRO E TESTEMUNHOU DIVERSAS REVOLUÇÕES NA SAUDE PÚBLICA, ENTRE ELAS O PRIMEIRO CARREGAMENTO DE MEDICAÇÕES PARA TUBERCULOSE E HANSENÍASE QUE CHEGOU AO MUNICÍPIO EM 1975.
EM SUAS ATIVIDADES, DONA LENIRA DEDICOU-SE ESPECIALMENTE AO TRABALHO COM PORTADORES DE HANSENÍASE, QUE NA ÉPOCA ERAM MUITOS EM RIO NEGRO. DAÍ VEIO SUA MAIOR FAMA, CONHECER UM PORTADOR DE HANSENÍASE SÓ DE OBSERVÁ-LO.

DONA LENIRA É PORTADORA DE UMA DOENÇA QUE LHE MANTEM EM UMA CADEIRA DE RODAS JÁ HÁ MAIS DE 2 ANOS, MAS MESMO ASSIM NÃO LHE IMPEDE DE ESTAR SEMPRE ENSINANDO, ESPECIALMENE A NÓS SERVIDORES DA SAÚDE.

Nenhum comentário: