CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE - SEGUNDA ETAPA 2007

APRESENTAÇÃO

O presente relatório foi elaborado pensando em registrar, divulgar e ter como arquivo todas as atividades, bem como os prazos de preparação e execução da campanha de vacinação no Município de Rio Negro – MS.
Todas as atividades foram registradas e estão presentes no relatório.
Faz parte deste relatório um CD contendo cópia do mesmo, todas a fotos e vídeos da campanha, Programa de Rádio e spots.
Esperamos, com esse relatório prestar contas a Secretaria Estadual de Saúde e ao Ministério da Saúde, bem como a população usuária de nossos serviços.

INTRODUÇÃO

O município de Rio Negro, segundo o IBGE[1], (2006) tem 5.305 habitantes. Faz fronteira com as seguintes cidades: Rio Verde, Aquidauana, Corguinho, Bandeirantes e São Gabriel.
Nos temos na cidade cobertura 100% com o PSF, sendo uma equipe Rural e outra Urbana. A coordenação de vacina fica a cargo do Enfermeiro do PSF Urbano, devendo o PSF Rural dar o apoio necessário para vacinação.
Abaixo poderão ser vistas as estimativas de crianças apresentadas pelo PSF Rural, no entanto quero ressaltar que os números apurados dificilmente conferem com a realidade na hora da vacinação, pois a população, sobretudo da área rural, apresenta uma mobilidade bem maior que a agilidade da equipe de saúde. Esse fato é agravado pela dificuldade de locomoção dos ACSs e conseqüentemente na dificuldade em manter os cadastros atualizados.
Os Agentes Comunitários de Saúde da Zona Rural foram os guias para as Vacinadoras e os Motoristas. Para racionalizar o serviço e os custo, este ano aproveitamos para vacinar também os cães e gatos contra raiva.
Em Rio Negro sempre houve um grande número de criança de outras cidades, que contribuía para a excelência de nossa cobertura
Um fator que preocupou e causou algumas dificuldades, durante a primeira etapa, foi o surto de varicela que atinge a cidade. Para diminuir esse e outros problemas relacionados com doença, reforçamos campanha de rádio e informações no dia-a-dia sobre as possibilidades de vacinação mesmo na ocorrência destes eventos.
A nossa meta, estabelecidas pela Regional é vacinar 442 crianças, no entanto só temos cadastrados pelos ACSs 325, porém em anos anteriores já chegamos a vacinar até 600 criança.

ESTIMATIVA DE CRIANÇAS MENORES DE 5 ANOS DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Nossa meta é atingir 100% das crianças menores de 5 anos do município de Rio Negro.
As crianças acompanhadas pelos Agentes Comunitários de Saúde na área urbana totalizam 233 e na área rural 102, o que soma 325 acompanhadas em nosso município. Esses números mostram que houve uma queda de 29 crianças nesta faixa etária.
As crianças acompanhadas pelos Agentes Comunitários de Saúde da Área Rural totalizam 102 em 2005 e hoje continua esse mesmo número. Já na área urbana eram 254 e hoje 233.
Segue abaixo a distribuição geográfica destas crianças e também o número efetivo de crianças vacinadas em cada local.

ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO

Na área rural as pessoas estão dispersas dificultando a divulgação. Para atingir estas pessoas utilizamos divulgação maciça através da Rádio Comunitária, Cartazes em locais de grande circulação, Cartazes colados nos carros de transporte escolar, resfriadouros de captação de leite, Carro de Som, avisos através dos Agentes Comunitários de Saúde, panfletos e visita do Zé Gotinha na creche, pré-escolas e desfiles pela cidade. No dia D foi realizado alvorada festiva com a fanfarra e desfile pela cidade acompanhada do Zé Gotinha.
Nosso principal meio de divulgação nesta campanha foram os cartazes enviados pelo Ministério da Saúde. Nossa estratégia foi por cartazes em todos os pontos possíveis da cidade.
Para divulgar a campanha, principalmente na área Rural, desenvolvemos cartazes em papel A4, que inclusive é adequado ao meio onde pretendíamos divulgar, ou seja, nos carros do transporte escolar. Essa estratégia, em outras oportunidades já se mostrou de grande eficácia.
Nosso município tem uma área extensa e uma população pequena.
A estratégia de divulgação da campanha contra Poliomielite envolveu as seguintes etapas relacionadas abaixo:

RÁDIO

A campanha de rádio teve inicio na sexta-feira dia 13 de agosto, divulgando o itinerário da vacinação rural. Dia 20 teve inicio a campanha de divulgação da área urbana.

CARTAZES

Os cartazes começaram a ser usados dia 04 de agosto, por ocasião da Festa do ARRAIÁ DO SUS. Nas duas semanas anteriores ao dia D foi dado maior ênfase aos cartazes.
Para divulgar a campanha na área rural foi utilizados cartazes tamanho A4, pois são mais apropriados aos carros do transporte escolar. Estes carros chegam em todas as fazendas ao menos 3 vezes na semana.

PANFLETOS NA CRECHE
Na quinta e Sexta-feira anteriores ao dia D foram distribuídos os panfletos do Ministério da Saúde no Centro de Educação Infantil e nas Pré-escolas.

BANER

Foram utilizados dois baners enviados pela Regional de Saúde. Eles foram fixados no pontos de maior circulação da cidade.
Foram utilizados dois modelos de Zé Gotinha de campanhas passadas, apenas modificando as datas e localizados em pontos estratégicos da cidade.
As fotos dos modelos nos locais de exposição estão no CD em anexo.


ATIVIDADES NA CRECHE

No dia 24 de setembro o Zé Gotinha visitou a Creche e a Pré-escola. Tirou fotos e conversou com as crianças.
No CD anexo encontram-se as fotos da atividade.
O Zé Gotinha desfilou por toda cidade no dia 24 de Setembro e pelo centro da cidade junto com a fanfarra no dia 25.

BOCA A BOCA

Durante as duas semanas que antecederam ao dia D, a vacinação foi divulgada em todas a atividades desenvolvidas pelo PSF: Atividades nas Escolas, Atividade voltada para Hipertensos e Diabéticos, atendimento de rotinas, visitas domiciliares e outras.

APURAÇÃO DA VACINAÇÃO

Total Vacina da área rural 13 a 23 de agosto
82

Total de vacina da área urbana 20 a 24 de agosto
146

Total Vacinação dia D 25 de agosto
240

Total Vacinação pós dia D 28 à 14 de Setembro43
51

Total Vacinação final de Campanha
519

GRÁFICOS

GRÁFICO 1: PERCENTUAL DE CRIANÇAS VACINADAS ÁREA RURAL ANTES DO DIA D


GRÁFICO 2: COMPARAÇÃO DE VACINAÇÃO POR PERÍDOOS

Estes Números referem-se às crianças moradoras da área rural urbana e de outros municípios.


GRÁFICO 3: VACINAÇÃO ÁREA URBANA ANTES DO DIA D - RELAÇÃO POSTO FIXO E MÓVEL

Comentários

Visualizações de páginas da semana passada

contador de visitas


Postagens mais visitadas deste blog

PACIENTE, CLIENTE, USUÁRIO – QUEM SÃO ELES

O GRÃO DE FEIJÃO, ALICE E O SERVIÇO DE SAÚDE